São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Crise no Judiciário; Alagoas na lanterna; Na moita; Ministro versátil; Grande idéia; Últimas consequências; Investigação petista; Na corda bamba; Emagrecendo; Haja coração; Adeus, social-democracia; Ensaio e ato; Lição florentina; Gato e rato; Volta, Maluf

Crise no Judiciário
O último levantamento do Banco Nacional de Dados do Poder Judiciário indica que, dos 7.779 cargos de juiz federal no país, apenas 5.895 estão ocupados. O baixo nível dos candidatos à toga é culpado pelo déficit.

Alagoas na lanterna
Em São Paulo, o índice de cargos de juiz federal vagos é de 19,07%. No Rio, é de 20,3% e, no Distrito Federal, de 46%. O pior caso é em Alagoas, com 61,17% de vacância na magistratura.

Na moita
Coordenador do Projeto PFL 2000, Cesar Maia não foi à reunião de prefeitos do partido sábado, em São Paulo. Alegou problemas de agenda. Há quem ache que ele está saindo de cena de olho na reforma ministerial.

Ministro versátil
Testemunho de quem passou pelo gabinete de Serjão na semana passada, quando ficou pronto o projeto de lei geral das teles: falava-se de reeleição, presidências e de Pedrinho Abrão. Nada, nada, nada de comunicações.

Grande idéia
Sérgio Motta (Comunicações) aconselhou Michel Temer (PMDB-SP) a conversar com os senadores do PMDB para que desistam de lançar candidato contra ACM. E assim garantir a própria eleição para a Câmara.

Últimas consequências
No PSDB, não está descartada a hipótese de brigar com o tucano Wilson Campos no Supremo se ele não desistir de disputar a presidência da Câmara. O partido vai alegar que ele não tem o direito de ser candidato avulso.

Investigação petista
Além de se debruçar sobre as brigas internas em Santos e Diadema, a comissão de ética que o PT de São Paulo instala essa semana investigará cidades onde o partido fez aliança com a "direita". Deve haver punições.

Na corda bamba
Comentário de um petista: "não vai resolver nada punir membros do partido se não houver discussão séria de um projeto para o país. Os resultados eleitorais indicam que já batemos no teto, precisamos mudar".

Emagrecendo
Após comemorar o fim do déficit orçamentário do Estado, que foi de 18% em 94 e de 2,8% em 95, o vice-governador paulista Alckmin divulga que a máquina, com 800 mil funcionários, foi enxugada em 91 mil desde 94.

Haja coração
Sérgio Motta fez as contas. Além dele, mais quatro pessoas da cúpula do Ministério das Comunicações já tiveram infartos desde que assumiram o poder, há menos de dois anos. É sinal de trabalho, brinca o ministro.

Adeus, social-democracia
Um tucano próximo a FHC diz que a disputa com Paulo Maluf vai obrigar o PSDB a abandonar "os escrúpulos social-democratas" e radicalizar as reformas "que o país precisa há muito".

Ensaio e ato
Obsessão tucana: neutralizar o discurso malufista de que o prefeito cumpriria a agenda de FHC com "mais eficiência". A idéia é convencer investidores de que o primeiro mandato foi um ensaio e que o segundo será pra valer.

Lição florentina
Frase de Maquiavel lembrada por um amigo de FHC: "Ao tomar posse do Estado, o conquistador deve avaliar as medidas duras que precisam ser tomadas e executá-las de uma vez só. As crueldades devem ser cometidas todas ao mesmo tempo".

Gato e rato
O monarquista Cunha Bueno (PPB-SP) pediu à Câmara a cassação do mandato de deputado de Antonio Kandir (Planejamento). Acusa o ministro de haver plagiado projeto seu sobre o uso do FGTS na privatização.

Volta, Maluf
Maldade pepebista: "O governo está pensando em chamar o Maluf a Brasília de novo. Depois que ele deixou a cidade, a reeleição só se complicou com o escândalo do Orçamento, lista do BB e a confusão no Senado".

TIROTEIO
De José Genoino (PT-SP), sobre a origem da "lista negra" do BB com nove deputados do PPB:
- Como conciliar o discurso iluminista do governo com essa prática despótica? Nem Collor, quando acuado pelo Congresso, usou esses procedimentos.

Próximo Texto: Prova irrefutável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.