São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Para ansiedade, medo, pressa, não existe cirurgia que resolva

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho ejaculação precoce. Não consigo controlar. Já tentei vários métodos. Ouvi falar de cirurgia para correção da anomalia. Ela funciona? Tem algum tipo de risco? O que devo fazer para vencer esse problema?"

resposta
Em quase 99% das vezes, a ejaculação precoce é um problema de causa emocional. É medo, ansiedade, pressa, insegurança, desconhecimento de como a parceira funciona, tesão acumulado etc.
E para essas coisas todas não existe cirurgia que dê conta do recado. É só com muita paciência, papo e até com a ajuda de um profissional especializado que o emocional pode começar a ser usado a seu favor.
Um terapeuta (psicólogo ou psiquiatra) pode ajudar você a perceber o que se passa na sua cabeça no momento da transa que precisa ser resolvido com tanta pressa. Só que terapia leva tempo, você sabia?
Às vezes, o uso de um remédio pode ajudar a passar pelas primeiras transas com mais calma. Mas, sem perceber que há um componente emocional em toda essa história (que deve ser trabalhado), os progressos são apenas temporários.
Alguns médicos discutem se a cirurgia de fimose poderia ajudar no controle da ejaculação precoce. Quando se retira parte do prepúcio (pele que recobre a glande ou "cabeça" do pênis), há uma diminuição da sensibilidade da glande, que talvez pudesse "resistir" mais no momento do ato sexual.
Há outras técnicas de cirurgia que procuram aumentar o tempo entre o início do estímulo sexual e o momento da ejaculação. Mas, de novo, não dá para deixar o emocional de lado.
Para você que está acostumado a conviver com esse prazer imediato há tantos anos, pode ser um exercício bem interessante ter de saber esperar e participar ativamente do seu processo de melhora. Certo?

Texto Anterior: Leitora reúne interneteiros para o Natal sem Fome
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.