São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Cinemateca mostra clássicos do cinema

Foram escolhidos 13 filmes produzidos entre 24 e 82

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Cinemateca Brasileira apresenta, a partir de hoje, a mostra "Cinema de Repertório". Os 13 filmes, produzidos entre 1924 e 1982, pertencem ao acervo da Cinemateca.
A intenção da mostra é a revisão de filmes clássicos e contemporâneos dentro da história do cinema.
Foram escolhidos diretores como Pier Paolo Pasolini, Sergei Eisenstein, Mário Peixoto e Ingmar Bergman. Um dos destaques é o brasileiro "Limite" (1931), de Mário Peixoto, escolhido por críticos como melhor filme brasileiro de todos os tempos, em enquete realizada pela Folha, em 1995.
"Limite" mostra três náufragos, um homem e duas mulheres, contando histórias de suas vidas. O limite de Peixoto é aquele entre a grandiosidade da natureza e a insignificância do ser humano.
"Crepúsculo dos Deuses"(1950), de Billy Wilder, conta a história de Norma Desmond, estrela de cinema mudo, que vive presa nas glórias do passado.
Eisenstein está na mostra representado por "Greve" (1924), filme que narra a agitação dos operários de uma fábrica da Rússia Czarista.
A mostra traz também filmes como "Simão, o Caolho", de Alberto Cavalcanti, "Quincas Borba", de Roberto Santos, "Z", de Costa-Gavras, entre outros.
(BMB)

Mostra: Cinema de Repertório
Quando: de hoje a 23 de dezembro
Onde: Sala Cinemateca- acompanhe programação no roteiro de cinema do Acontece

Texto Anterior: Leilão arrecada para o SOS Criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.