São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

USP terá superligação de fibra ótica

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A universidade do futuro terá aulas por videoconferência, avaliação de trabalhos pela Internet e discussão de currículos e métodos pedagógicos em intranets.
As intranets são redes locais que utilizam os mesmos princípios da Internet, como a navegação entre arquivos e a pesquisa por palavra-chave.
A USP (Universidade de São Paulo) está investindo US$ 3 milhões na USPNet, um projeto de rede de alta velocidade que utilizará cabos de fibra ótica e interligará os quase 500 edifícios da universidade que estão espalhados pela capital e pelo interior do Estado.
A USPNet servirá para integrar os setores acadêmico e administrativo e conectar pesquisadores e professores da universidade à Internet. Para isso, serão utilizados dois links de 2 Mbps (megabits por segundo).
Alta velocidade
Desenvolvida pelo Centro de Computação Eletrônica da USP e pela Prolan Soluções Integradas, a USPNet ligará mais de 6.000 computadores em rede.
Esses micros serão capazes de transferir dados a uma velocidade de 10 Mbps -mais de 300 vezes a velocidade dos modems comuns.
Essa rede utilizará tecnologia de ponta, como anéis de quatro quilômetros de cabos de fibra ótica, comunicação via satélite e sistema de transmissão de dados ATM (Assincronous Transfer Mode).
Ainterligação da USP com a Internet será feita por meio de uma rede de 100 Mbps, ligada à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Isso garantirá um volume maior de dados trafegando pela rede e permitirá que 6.000 usuários utilizem o sistema, simultaneamente, sem perda de desempenho dos terminais.
"A Internet hoje é uma ferramenta indispensável na vida dos pesquisadores e acadêmicos", diz o professor Milton Kashiwakura, diretor da área de suporte técnico do centro de computação.
"Essa rede permitirá acesso rápido às ferramentas de busca da Internet e facilitará a troca de informações entre as diversas unidades da universidade", diz ele.
Fluxo constante
O próximo passo será a implantação da tecnologia ATM dentro da USPNet. Essa tecnologia garante a transmissão de dados pela rede em um fluxo constante.
Isso permite, por exemplo, a transmissão de vídeos ao vivo -caso das videoconferências- sem que as imagens fiquem com o efeito de "soluço".
"Por meio da videoconferência pretendemos transmitir algumas aulas, de modo que os alunos possam assisti-las pelo computador, mesmo estando em outras unidades", diz Kashiwakura.
Outro objetivo da USPNet é a criação de uma intranet ligando tanto o setor administrativo quanto o acadêmico.
Segundo Kashiwakura, por meio desta intranet será possível que, ao acessar a rede, os alunos obtenham informações sobre notas e desempenho, durante o ano letivo.
Professores poderão também orientar seus alunos e até receber e corrigir trabalhos pela intranet.

Próximo Texto: Compaq reduz preço de Presario em 15%; Kit multimídia de 8X tem desconto; Programa para TCP/IP tem recurso de e-mail; Soft de contabilidade está mais barato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.