São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Parlamento aprova projeto de Orçamento do governo russo

Neocomunistas estariam preocupados com a estabilidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Duma (câmara baixa do Parlamento russo), dominada pela oposição neocomunista, aprovou ontem em primeira leitura o projeto de Orçamento do país para 1997.
A oposição, que durante discussões em 6 de dezembro havia decidido rejeitar o projeto governista, disse ontem que mudou de atitude para "garantir a estabilidade da Rússia".
Segundo Nikolai Kharitonov, um dos membros da oposição, "nossa maior missão agora é aprovar esse repugnante Orçamento com um objetivo em mente -manter a estabilidade social".
O projeto lido ontem foi aprovado por 263 dos 374 deputados que votaram.
A aprovação definitiva do Orçamento, porém, depende ainda de mais duas leituras, marcadas para 25 de dezembro, e da votação no Conselho Federal (câmara alta do Parlamento) que será realizada depois da terceira leitura.
O premiê da Rússia, Viktor Tchernomirdin, ficou visivelmente aliviado com a decisão da Duma. "Estou contente", disse ele.
Paz ameaçada
Um comandante rebelde da república separatista da Tchetchênia, Salman Raduiev, disse ontem que os 21 militares russos capturados há dois dias são prisioneiros de guerra e não reféns.
Raduiev disse não saber quando vai libertar os "prisioneiros".
Autoridades da Rússia afirmaram que essas provocações podem paralizar a retirada de suas tropas da república separatista.
Num acordo recente, a Rússia concordou com a retirada de suas tropas do território pondo fim a uma guerra que durou 21 meses.

Texto Anterior: Hamas anuncia abandono da violência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.