São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte dá vitória para oposição sérvia; protestos aumentam

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Justiça de Nis (sul da Sérvia) mandou que a comissão eleitoral da cidade revalidasse as eleições de 17 de novembro, vencidas pela oposição.
O governo do presidente Slobodan Milosevic havia anulado as eleições alegando "irregularidades" não especificadas. Foi a primeira derrota judicial do governo.
Ontem, pelo 29º dia consecutivo de manifestações, cerca de 250 mil pessoas voltaram às ruas de Belgrado (capital do país) para protestar contra a anulação das eleições e contra Milosevic. Foi a maior manifestação até agora.
Também houve protestos em pelo menos outras 30 cidades do interior da Sérvia.
"Nossos protestos vão continuar até que a Sérvia se torne um Estado de direito", disse Zoran Djindjic, um dos líderes da coalizão de oposição Zajedno.
Impasse
Milosevic, porém, não parece disposto a revalidar as eleições.
Lamberto Dini, ministro das Relações Exteriores da Itália, que se encontrou com Milosevic na semana passada, disse que a revalidação dos resultados eleitorais é improvável.
Também ontem, um dos líderes da oposição, Vuk Draskovic, se reuniu em Genebra (Suíça) com John Kornblum, subsecretário de Estado dos EUA.
Kornblum disse que "é essencial que Milosevic aceite o resultado das eleições".
Segundo Carl Bildt, encarregado de supervisionar o acordo de paz de Dayton (que pôs fim a 3 anos e meio de guerra na região), "a Sérvia caminha para uma crise de proporções imensas".

Texto Anterior: Hamas anuncia abandono da violência
Próximo Texto: Parlamento aprova projeto de Orçamento do governo russo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.