São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte de verba pune cidade da oposição

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A oposição sérvia acusou o governo central de cortar fundos a cidades onde as forças oposicionistas venceram as eleições.
Ontem, a oposição reuniu 70 mil pessoas nas ruas de Belgrado e outras milhares de pessoas em outras cidades, apesar da baixa temperatura verificada durante o dia.
Os protestos foram realizados pelo 35º dia consecutivo contra a anulação das eleições nas maiores cidades da Sérvia pelo presidente Slobodan Milosevic.
Os manifestantes esperam que a comissão da OSCE (Organização de Seguridade e Cooperação na Europa) que investiga a acusação de fraude nas eleições reconheça a vitória da oposição em Belgrado e mais 14 cidades do país.
Na cidade de Smederevo, no sul do país, os socialistas reuniram 1.500 pessoas para tentar provar que Milosevic, do Partido Socialista, ainda tem apoio popular.
Durante o ato, três antigovernistas foram presos. Segundo a coalizão Zajedno (Unidos), que reúne partidos oposicionistas, os manifestantes foram capturados depois de terem zombado do grupo pró-Milosevic.
A Zajedno afirmou que os socialistas estavam planejando manifestações de apoio ao governo em Belgrado para terça-feira e que cerca de mil ônibus e trens iriam transportar os manifestantes.
Mas existe a possibilidade de se realizar um bloqueio nas principais estradas do país, o que pode impedir a passagem dos ônibus. O protesto seria realizado por fazendeiros para exigir do governo o pagamento da colheita de verão.
Investigações
O ex-premiê da Espanha Felipe González, que lidera a missão da OSCE, esteve no país no sábado para buscar informações sobre a denúncia de fraude nas eleições. Ele se reuniu com autoridades do governo e da oposição.
González afirmou, entretanto, que não foi a Belgrado para defender a oposição, mas para afirmar os princípios de democracia.
A comissão espera entregar suas conclusões finais ao presidente da OSCE, Flavio Cotti, entre os dias 27 e 28 deste mês.

Texto Anterior: Carro-bomba explode em Belfast
Próximo Texto: Situação dos reféns é precária em Lima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.