São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECOMENDAÇÕES AO TURISTA

FREDERICO VASCONCELOS

A seguir dicas para tornar a viagem a Israel mais segura:
Aeroporto - A ameaça de terrorismo explica as rigorosas medidas de segurança. No aeroporto, há exigências de segurança incomuns em outros países.

Bagagem - Não se afaste de sua mala. Não aceite levar encomendas de estranhos. O controle sobre malas desacompanhadas é rigoroso. Não se surpreenda se sua bagagem for aberta.

Bomba - A lógica da guerra sugere que a necessidade de evitar uma bomba é mais importante do que o direito à privacidade.

Documentos - Tenha sempre à mão o passaporte e documentos que comprovem os motivos da viagem. Evite o constrangedor interrogatório no aeroporto ao deixar o país.

Segurança - À exceção das áreas de conflito permanente, as ruas de Israel são mais seguras -como diz um diplomata israelense- do que as esquinas de São Paulo e do Rio. É verdade.

Roubo - Não facilite. Evite deixar objetos de valor à mostra nos veículos, e todo cuidado é pouco quando andar nas ruas estreitas do mercado na Cidade Velha de Jerusalém.

Guerra - É possível circular em ônibus pelas colinas de Golã. Observadores da ONU na fronteira acompanham manobras de tanques da Síria. Há casamatas e acampamentos israelenses. Placas indicam campos minados pelos sírios.

Militares - Em Israel, os jovens militares são admirados e frequentam, fardados, os mesmos restaurantes e hotéis de luxo dos turistas.

Nazaré - Em Nazaré, pede-se para os turistas não levarem maletas, pacotes volumosos e bebidas alcoólicas.

Mulheres - Em locais de forte frequência árabe, as mulheres são aconselhadas a usar roupas discretas. Devem ainda evitar parecer provocativas.

Hospedagem - Os cristãos que chegam a Jerusalém tarde da noite, sem reserva, podem recorrer a hospedarias de várias religiões a preços razoáveis.

Transporte - O táxi compartilhado, chamado de "sherut", é uma opção econômica. Os ônibus não circulam aos sábados porque, no "shabbath", o comércio fica fechado.

Água - Em Israel, a água corrente também pode ser bebida com segurança.

Família - Fazendo reserva com antecedência, é possível visitar famílias de israelenses em suas próprias casas.

Pratos típicos - Experimente o falafel (bolinho frito de grão-de-bico) e shwarma (carne grelhada de carneiro ou de peru), pratos servidos em pão árabe, com vários tipos de salada e temperos. São deliciosos, baratos e bem mais saborosos do que os encontrados no Brasil.

Vestuário - Para as festas de Natal em Nazaré, leve roupa de frio.

Piadas - Se você não é judeu, não conte piadas de judeus. Eles fazem isso melhor que você.
(FV)

Texto Anterior: Para quando você for a Israel
Próximo Texto: Visite a terra de Jesus; Apenas Jerusalém; Caravana à Terra Santa; Londres com Israel; Egito, Israel e Roma; Grécia, Israel e Egito; Terra Santa Clássica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.