São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Susto malufista 1; Susto malufista 2; Toda a diferença 1; Toda a diferença 2; Vontade política; O mesmo recado; Briga de foice.. ; ...no escuro; Feliz da vida; Alta temperatura; Ponta do lápis; Troca da guarda; Mais turbulências; Bicando espaço; Em nome de Deus; Atração extra

Susto malufista 1
Maluf passou por um susto na volta de Belém a São Paulo, anteontem. O jatinho onde estava sofreu uma pane numa turbina e teve que fazer um pouso de emergência em Brasília. No final, todos saíram bem.

Susto malufista 2
Maluf estava com um segurança e dois assessores no jatinho. Não houve pânico: o piloto só avisou sobre a pane no pouso. Na pista, um caminhão dos bombeiros esperava. Maluf trocou de avião e seguiu viagem.

Toda a diferença 1
A diferença entre a introdução da reeleição pelo Congresso ou por plebiscito é de 51 votos. É que, no primeiro caso, FHC precisa de 3/5 dos votos na Câmara. No outro, 50% mais um dos votos bastam para a convocação.

Toda a diferença 2
"Nesse caso, 51 votos fazem uma diferença enorme", diz um líder governista. É que o plebiscito diminuiria o cacife dos cerca de 50 deputados que mais barganham para aprovar a reeleição.

Vontade política
Almino Affonso (PSDB) conseguiu urgência para a votação do seu projeto que regulamenta o plebiscito. "Por enquanto o Luís Eduardo Magalhães deixa ele dormir o sono dos inocentes em alguma gaveta", lamenta.

O mesmo recado
Sábado, em São Paulo, José Aníbal (PSDB) conversou com Michel Temer (PMDB) sobre a sucessão no Congresso. Para tucanos e pefelistas garantirem Temer na Câmara, o PMDB precisa apoiar ACM (PFL) no Senado.

Briga de foice...
Observação de um tecnocrata tucano: opositor da reeleição, o PPB está citado em todos os recentes escândalos, da lista do Banco do Brasil à venda das concessões de rádio. Coincidência? Não, é a briga da sucessão.

...no escuro
Resposta de um cacique do PPB à provocação tucana: "Nenhum dos deputados do partido que vai votar contra a reeleição está envolvido em escândalo".

Feliz da vida
Um ministro que esteve ontem com FHC perguntou, na lata: "Plebiscito ou referendo, presidente?". A resposta veio igualmente em cima da bucha: "Depois da recepção que tive no Rio Grande do Sul, tanto faz".

Alta temperatura
Durante todo o dia de ontem, FHC exultava com a acolhida que teve em Canela (RS). "Foi tocante, você não faz idéia do calor", comentou com um amigo.

Ponta do lápis
Pelas avaliações em poder de Maluf, a emenda da reeleição já não teria os 240 votos que efetivamente tinha há um mês na Câmara. Reflexo do escândalo do Orçamento e da quebra do sigilo bancário de deputados do PPB.

Troca da guarda
Depois de trocarem farpas na campanha, o prefeito eleito Celso Pitta (PPB) esvaziou a influência que o empresário Calim Eid, que foi tesoureiro de Maluf, tinha na prefeitura. Nenhum secretário foi indicado por ele.

Mais turbulências
Os apoios de tucanos a Wilson Campos (PSDB-PE) na eleição da Câmara e a crítica de Montoro (PSDB-SP) à candidatura ACM no Senado mostram que há, no PSDB, muita gente preocupada com o preço da fatura que o PFL cobrará pela reeleição.

Bicando espaço
A bancada do PSDB na Câmara começa a se mexer para tentar emplacar o líder do governo na próxima legislatura. O posto está hoje em poder do PFL baiano.

Em nome de Deus
A bancada evangélica na Câmara articula para ter um representante na próxima Mesa. Por ora, o mais cotado para representá-la é Wagner Salustiano (PPB-SP), da Igreja Universal.

Atração extra
A eventual candidatura do governador do Paraná, Jaime Lerner, à sucessão de FHC está sendo usada como ímã para tentar engordar o seu PDT. Ele diz que é candidato, se não passar a reeleição. Se passar, vai pensar.

TIROTEIO
De Inocêncio Oliveira (PFL-PE), sobre a intenção do PMDB de ficar com as presidências da Câmara e do Senado:
- O PMDB quer compensar, no Congresso, os problemas que teve na eleição. As duas Casas não podem ficar com um partido só. O PFL e o PSDB já fizeram sua parte. Cabe agora ao PMDB fazer a sua.

Próximo Texto: Loucuras do clima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.