São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio decreta luto por morte de Macaco Tião

RENATA RODRIGUES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O prefeito do Rio, Cesar Maia, decretou ontem luto oficial na cidade até o dia 31 por causa da morte do Macaco Tião, 33.
Tião, o chimpanzé mais famoso da cidade, morreu na madrugada de ontem, no zoológico do Rio. Ele tinha diabetes, e o laudo da necropsia, realizada durante a manhã, constatou falência dos órgãos em função da doença.
O decreto assinado pelo prefeito sairá hoje no "Diário Oficial".
Cesar Maia determinou ainda que as bandeiras da Fundação Rio Zôo, que administra o zoológico e pertence ao município, fiquem hasteadas a meio mastro nesse período.
Cesar Maia justifica o luto oficial, dizendo que considera Tião uma figura importante na vida da cidade do Rio.
Tião começou a passar mal na tarde de domingo e foi atendido por três veterinários e três biólogos, que ainda tentaram reanimar o animal, mas ele entrou em coma. O chipanzé morreu por volta de 1h de ontem.
A expectativa média de vida de um chimpanzé criado em cativeiro é de 40 anos.
400 mil votos
Tião era conhecido pelo mau humor e pelas brincadeiras que fazia com os visitantes do zôo.
Gostava de aparecer e posava sempre para os visitantes com câmeras.
A fama nacional do chipanzé aconteceu em 1988, nas eleições para prefeito do Rio. Os adeptos do voto nulo lançaram o nome de Tião como candidato.
Apesar de ser uma brincadeira, o chimpanzé conseguiu cerca de 400 mil votos.
Caso estivesse concorrendo realmente, Tião teria ficado em terceiro lugar, atrás apenas do candidato petista Jorge Bittar e de Marcello Alencar, hoje tucano e então no PDT, vencedor da eleição.
Tião era uma atração à parte, especialmente para as crianças, que gostavam de provocar o chimpanzé. Seu "esporte" favorito era atirar tudo o que estivesse ao alcance nas pessoas que ficavam perto de sua jaula.
Desde que foi descoberta a diabetes, há cinco anos, Tião modificou um pouco seu comportamento, tornando-se mais quieto, mas nem por isso menos requisitado.
O corpo de Tião será doado para estudos. Ele será entregue pelo zôo para o Centro de Primatologia do Estado.
O McDonald's, que havia adotado Tião há três anos, e a Fundação Rio Zôo estão preparando uma homenagem para o chipanzé, que inclui a colocação de uma placa sobre ele no zoológico.

Texto Anterior: Homem é atropelado por lancha em Bertioga; Preso escapa de DP por rede de esgoto; Funcionários param transporte por trens; Incêndio deixa cem famílias desabrigadas
Próximo Texto: Motorista enfrenta trânsito lento em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.