São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
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Eletroeletrônicos sustentam vendas

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de continuarem registrando desaceleração no volume de vendas, os eletroeletrônicos lideraram os negócios neste Natal.
O número de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial), indicador das vendas a prazo, aumentou 30,9% no período de 1 a 22 de dezembro sobre igual período de 95.
As consultas ao SPC refletem hoje o volume de venda de eletroeletrônicos, diz Emílio Alfieri, economista da associação.
Até domingo, foram registradas 63.701 mil consultas ao SPC.
"Esses produtos continuam sendo os mais vendidos", afirma. Esse crescimento, segundo ele, está dentro do previsto. Isso porque o varejo havia reduzido sua expectativa inicial, no início de dezembro, devido ao menor volume de vendas registrado.
As consultas cresceram 26,5% sobre o mesmo período de novembro. Tradicionalmente, esse aumento é de 33% a 35%, diz Alfieri.
Para ele, as vendas estão mais desaceleradas, mas ainda continuam "boas", puxadas pelos prazos maiores de pagamento.
No shopping Interlagos, por exemplo, que prevê fechar dezembro com crescimento de 30% nas vendas sobre igual mês de 95, os eletroeletrônicos estão alavancando os negócios, confirma Carla Bordon Gomes, superintendente.
"Não posso me queixar", diz Girsz Aronson, proprietário da rede mesmo nome. Ele diz, no entanto, que as vendas em dezembro devem ficar no mesmo nível de 95.
Isso porque o resultado em suas lojas do centro da capital ficou bem abaixo das expectativas. Já nos shoppings, o movimento esteve dentro do previsto.
"O mercado de TVs está saturado. Os produtos de linha branca salvaram o Natal."
Já o Telecheque, que indica vendas de produtos de menor valor unitário, como brinquedos, roupas e outros artigos procurados no Natal, cresceu 7,2% sobre dezembro de 95.

LEIA MAIS sobre vendas de Natal à pág. 2-3 e sobre eletroeletrônicos à pág. 2-5

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