São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Asia Motors vai instalar fábrica na Bahia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Menos de uma semana depois da edição da MP (medida provisória) que criou incentivos fiscais para montadoras de automóveis nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a Asia Motors anunciou a instalação de uma fábrica na Bahia.
O investimento -de US$ 500 milhões- foi divulgado ontem em uma solenidade no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso e de diversos políticos do PFL baiano.
Entre eles estavam o presidente da Câmara, deputado Luís Eduardo Magalhães, o senador Antonio Carlos Magalhães, o governador Paulo Souto e o líder do governo na Câmara, Benito Gama.
A fábrica da coreana Asia Motors começará a produzir automóveis utilitários (os modelos Topic e Towner, já vendidos no Brasil) no segundo semestre de 1999, gerando, segundo a empresa, cerca de 2.500 empregos diretos.
A produção está estimada em aproximadamente 60 mil veículos anuais, que serão vendidos a partir do ano 2000.
A primeira montadora da região Nordeste vai ocupar um terreno de 2,5 milhões de metros quadrados, próximo ao Pólo Petroquímico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
O presidente da Asia Motors do Brasil, Washington Armênio Lopes, e o diretor da empresa na Coréia Young Dai Woo participaram da solenidade no Palácio do Planalto.
Lobby baiano
O PFL baiano foi quem mais pressionou a equipe econômica para que fosse editada uma MP com incentivos fiscais específicos para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
No Congresso, o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) é o relator da MP que traz incentivos para as outras regiões do país (Sul e Sudeste), editada há cerca de um ano.
Nos seus relatórios, Aleluia -que também compareceu à solenidade- sempre acrescentou artigos beneficiando as demais regiões, mas a MP até hoje não foi votada pelo Congresso.
O presidente nacional da Asia, Washington Lopes, informou que a empresa havia decidido se instalar no Brasil em abril deste ano, mas só escolheu a Bahia após a edição da MP (ocorrida na última quinta-feira). As conversas com o governo baiano, disse ele, começaram em julho deste ano.
A MP com incentivos para as regiões mais pobres do país permite a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados na importação de máquinas e equipamentos -o que não é válido para as regiões Sul e Sudeste.
Também possui a vantagem exclusiva de reduzir a alíquota de importação de veículos acabados mediante investimentos em treinamento de pessoal e em pesquisa.
Ao discursar na solenidade, FHC disse que a instalação da Asia Motors na Bahia só foi possível porque o Estado "trabalhou" e porque "os baianos tiveram paciência" para esperar a edição da MP.
O presidente não quis comentar a repercussão dessa medida junto aos parceiros brasileiros no Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e junto à Organização Mundial do Comércio.
Para Aleluia, "é um direito" da Argentina protestar contra a MP.

Texto Anterior: Venda cresce menos que o esperado em supermercados
Próximo Texto: País tem sete novas marcas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.