São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
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Bandas Suecas; Mercado Mundo Mix; Quentin Tarantino; Rita Coolidge; Simply Red

PEDRO ALEXANDRE SANCHES; LUIZ ANTÔNIO RYFF

Bandas Suecas
A maior gravadora independente da Suécia -MNW- chega ao Brasil por intermédio da também independente Velas. Do primeiro pacote, dedicado predominantemente ao rock'n'roll, sai na frente o Popundret, com o disco "Montmartre 15 40". Dedicado e competente, o grupo não faz vergonha a seu principal modelo -os Smiths-, de que "Life Can Be So Hard" é o melhor exemplo. Na mesma linha, mas mais matizado com outras vertentes do pop melódico, vão o Puffin, com o título "Soundtrack", e os delicados filhos de Echo & The Bunnymen do Bear Quartet, com "Everybody Else". No mais, predomina o rock pauleira de Drowners ("Destroyer") e Carpe Wade ("Evidence") e a dance music de FM de A Shrine ("Unisex"). Pela amostra, pode-se concluir -se é que isso não é óbvio- que há vida inteligente no pop fora do circuito eua-inglaterra e que Suécia não se resume a Abba e Cardigans.
(PAS)

Mercado Mundo Mix
A feira GLS amplia seu leque e lança o CD "Mix Music 97" (informações pelos tels. 011/867-8464 e 867-8468), uma vitrine da nova música independente brasileira. O trabalho reúne revelações do circuito rap/dance/funk -Los Sea Dux, Rex, Las Ticas Tienem Fuego, Unidade Móvel- e veteranos do underground local -Laura Finocchiaro, Fernando Figueiredo, Natália Barros. A melhor faixa é "Funky U.F.O.", dos Los Sea Dux.
(PAS)

Quentin Tarantino
Chega ao Brasil "The Tarantino Connection" (MCA), coletânea um tanto temporã -já que o dito cujo anda recolhido- de faixas incluídas nos filmes dirigidos, produzidos e/ou roteirizados pelo cineasta/darling. O melhor fica com faixas de Leonard Cohen e Cowboy Junkies, extraídas de "Assassinos por Natureza", de Oliver Stone, e com o neoclássico pop "Girl, You'll Be a Woman Soon" (com Urge Overkill), de "Pulp Fiction". É quase só.
(PAS)

Rita Coolidge
"Out of the Blues" (Velas), da cantora norte-americana Rita Coolidge, é para ser ouvido com um copo de uísque na mão. A opção pelo contrabaixo e o repertório com alguns clássicos acentua o ambiente de boate esfumaçada. Vai de "The Man I Love", de Ira e George Gershwin, a " Bring It On Home to Me", do soulman Sam Cooke, e "Hallelujah I Love Him So", de Ray Charles. Um belo conjunto realçado pela voz maviosa e sensual da cantora.
(LAR)

Simply Red
"Greatest Hits" (Wea), de Simply Red, reúne 15 canções que todo mundo que ouve rádio conhece de cor -e no Brasil isso é péssimo sinal. É, então, um amontoado de hits pasteurizados ("If You Don't Know Me by Now" ou "Stars"). Vá lá, nos momentos mais inspirados ("Holding Back the Years", "Fairground"), o moço alcança o funk e o rhythm'n'blues em nível suportável. Nada que fizesse falta à humanidade.
(PAS)

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