São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casal está junto há 65 anos

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Barbosa Lima adora dizer que é casado há 65 anos com Maria José Pereira. Sempre que ouve isso, Maria José reclama: "Alexandre, precisa falar isso?".
Vaidosa, também não conta a ninguém a sua idade, mas o segredo (ela nasceu em 1906) está revelado num belo livro.
"Dona Maria José - Retrato de uma Cidadã Brasileira", das jornalistas Ana Arruda Callado e Denilde Leitão (editora Relume Dumará), mostra que a mulher de Barbosa Lima sempre foi independente e criou um importante programa de combate à fome, a Campanha Pernambucana Pró-Infância.
O livro narra o esforço, nem sempre bem-sucedido, de Maria José, em convencer as mulheres da elite pernambucana, nos anos 40, a colaborar com a campanha.
Em suas lembranças, narradas às autoras do livro, Maria José descreve o seu primeiro encontro com as candidatas a ajudá-la no combate à fome. "Eu fui ver a miséria. Fiquei horrorizada", diz Maria José às colegas. "Mas isso não existe aqui", responde uma delas.
Barbosa Lima, o Velho
Barbosa Lima Sobrinho deve seu nome a um tio, Alexandre José Barbosa Lima (1862-1931), que foi governador de Pernambuco no final do século passado.
"Conheci meu tio. Visitava muito a casa dele. Engraçado é que chamo ele de Alexandre Barbosa Lima, o Velho, e ele morreu mais moço do que eu (risos). O velho hoje sou eu", diz.
(MSy)

Texto Anterior: 'Dou 400 pedaladas por dia'
Próximo Texto: Jornalista lamenta crise no Flu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.