São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Inflação menor não extingue índices

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A queda vertiginosa dos índices de inflação no país observada nos últimos dois anos e meio -a partir de julho de 1994, com a entrada do Plano Real- não vai causar a extinção do grande número de índices com os quais o brasileiro aprendeu a conviver nos anos de superinflação.
Mas a redução da inflação deve fazer, com o tempo, com que muitos deles desapareçam do noticiário econômico.
"Vamos continuar calculando. Os índices são bons termômetros para que se possa ter uma síntese do que está ocorrendo na conjuntura econômica", disse Vanderley Ramalho, diretor-adjunto do Ipead (Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis) de Minas Gerais, que calcula dois dos dez principais índices de inflação brasileiros.
A queda da inflação está levando também os órgãos responsáveis pela divulgação dos principais índices a repensar seus métodos de cálculos para obter maior precisão nos números no futuro.

LEIA MAIS sobre índices de inflação nas págs. 2-3 e 2-4

Próximo Texto: Alíquota zero; Mais lucro; Abertura de mercado; Produção em dobro; Cimento venezuelano; Limpando o pátio; Qualidade total; Investimento aquático; Na liderança; Negócio seguro; Espécie em extinção; Globalização; Mesa farta; Mudança milionária; Vendendo saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.