São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks e GM batem recorde de produção

MARIA REGINA ALMEIDA
DA FOLHA VALE

As fábricas da Volkswagen, em Taubaté (134 km a nordeste de São Paulo), e da General Motors, em São José dos Campos (97 km a nordeste de São Paulo), bateram recorde de produção dos modelos Gol, Parati, Corsa e picapes pelo segundo ano consecutivo.
As duas montadoras fabricaram 468.596 carros no período de janeiro a novembro de 96, mais que o total produzido em 95. Os números da produção de dezembro ainda não foram fechados.
A produção recorde fez com que as montadoras reforçassem seus investimentos para 97 -da mesma forma que empresas de outros setores estabelecidas na região, como aviação e produtos fotográficos, fizeram.
Caso a GM mantenha a média de produção registrada durante o ano, o mês de dezembro vai representar mais 21,7 mil Corsa e picapes S-10, Corsa e Blazer.
Na Volks, deverão ser fabricados, em dezembro, 21 mil veículos Gol e Parati, de acordo com a média de produção do ano.
As duas montadoras poderão fechar 1996 com mais de meio milhão de carros montados -recorde histórico das duas montadoras. A Volks está instalada em Taubaté há 20 anos e a GM iniciou a produção em 1959.
Volks
A produção de 96 na Volks instalada em Taubaté deverá crescer 13% sobre o volume produzido no ano passado, quando a empresa fabricou 222.438 unidades.
Até o mês passado, o Gol respondeu por 17,8% das vendas de carros no atacado no país. Isso significa aproximadamente que, de cada seis carros vendidos, um é Gol.
A empresa detém 35,6% do mercado brasileiro, seguida pela General Motors, com 22%.
A produção diária de carros é de 1.070 unidades. O Gol representa o maior volume da produção.
A Volks deve manter em 1996 a liderança do Gol como o carro mais vendido no país pelo décimo ano consecutivo.
GM
O crescimento na produção da General Motors em São José neste ano deverá ser de 35% sobre o ano passado, quando foram produzidas 192 mil unidades.
A direção mundial da GM programou investimentos de US$ 3,5 bilhões, que serão aplicados no triênio 97/99 nas duas fábricas do grupo no país -em São José e São Caetano do Sul- e também na construção de duas novas fábricas -não foi divulgado investimento para a região.
A GM de São José é responsável por 65% do total de carros produzidos pela montadora no país.
Os outros 35% são montados em São Caetano (na região da Grande São Paulo).

Texto Anterior: Declaração será trimestral
Próximo Texto: Gol deverá manter liderança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.