São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA usam 'espião' para bater Brasil

Equipes duelam na Copa Davis

DA REPORTAGEM LOCAL

Pode não ser nenhum 007, o famoso agente secreto criado pelo escritor Ian Flemming, mas os EUA contam com um espião para descobrir os segredos da seleção brasileira de tênis.
As duas equipes vão se enfrentar na primeira rodada da Copa Davis, que será disputada em Ribeirão Preto (319 km ao norte de São Paulo) nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro do próximo ano.
"O técnico dos EUA, Tom Gullikson, disse que tem amigos em Ribeirão que irão passar informações para ele", disse Paulo Cleto, técnico da equipe brasileira.
Cleto afirmou que vai definir a equipe brasileira apenas em janeiro. Mas ela deverá ser a mesma que venceu a Áustria em setembro, por 4 a 1.
Esse confronto deu ao Brasil o direito de retornar ao Grupo Mundial da Davis, que reúne as 16 melhores equipes do mundo (leia texto ao lado).
A equipe americana já está definida. Os grandes desfalques são Pete Sampras e Michael Chang, número um e dois do mundo, respectivamente. Porém, os EUA vão contar com Andre Agassi, oitavo no ranking mundial.
"Vamos jogar para ganhar. Acho que meus jogadores têm condições de vencer o Agassi", disse Cleto.
Mesmo assim, Cleto não tira o favoritismo dos EUA. "Eles têm mais vantagens que nós, pois contam com o Agassi", afirma o técnico brasileiro.
A escolha de Ribeirão Preto para a sede do confronto teve por objetivo atrapalhar a equipe dos EUA.
O piso escolhido, o saibro (terra batida) não é o preferido dos americanos, que têm por hábito jogar em pisos asfálticos.
Outro fator positivo para o Brasil, além da torcida, é o calor, que deverá incomodar muito os jogadores dos EUA.
Para assegurar a tranquilidade dos tenistas americanos, o presidente da Associação de Tênis dos EUA, Harry Marmioni, pretende contratar uma equipe de seguranças brasileiros.
Histórico
A Copa Davis é o mais importante torneio de equipes do mundo. A primeira edição foi disputada em 1900, com vitória dos EUA.
Os americanos, inclusive, detêm o recorde de títulos na competição: 31. O Brasil nunca venceu uma Copa Davis.
Em toda a história da Davis, Brasil e EUA se enfrentaram apenas três vezes. Os americanos venceram duas vezes, e o Brasil, uma, na época em que contava com Thomaz Koch, maior tenista brasileiro de todos os tempos e que chegou a ser o número 24 do mundo.
O Grupo Mundial (primeira divisão) é composto por 16 equipes. Os outros países disputam as séries de classificação regionais. O Brasil, quando não está na primeira divisão, disputa a zona sul-americana.

Texto Anterior: Cruzeiro e Grêmio definem treinadores
Próximo Texto: Técnico diz temer hostilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.