São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Na ponta da língua; Questão de conveniência; Maré boa; Calcanhar-de-aquiles; Brasil em números; Agente especial; Versão oficial; Ligações perigosas; Por via das dúvidas; Dose da reeleição; Desejo ardente; Atrás do prejuízo; Devolvendo a bola; Entrou na briga; Fazendo carreira; Saída honrosa; Socialismo em família

Na ponta da língua
Líderes governistas e ministros vão recorrer ao argumento de que a realização de um plebiscito estenderia a discussão sobre reeleição até o meio de 97. O bordão é que isso paralisaria o país, com efeitos ruins sobre a economia.

Questão de conveniência
Políticos contrários ao plebiscito sobre reeleição dizem que ele só poderia ser feito em junho. Obstáculos: projeto que regulamenta o expediente está parado na Câmara, prazo para convocação e propaganda na TV.

Maré boa
Após analisarem pesquisas de popularidade de FHC, publicitários ligados ao Planalto afirmam que seria aprovado em plebiscito o direito de o atual presidente se recandidatar em 98. "Seria uma barbada", diz um marketeiro.

Calcanhar-de-aquiles
Para um publicitário que possui contas de várias estatais, a capital paulistana seria o único local do Brasil em que FHC poderia ser derrotado em plebiscito sobre reeleição. Motivos: o desemprego e a força de Maluf.

Brasil em números
O IBGE divulga na segunda, no Rio, um minicenso com a contagem populacional de 1996.

Agente especial
Antes de viajar para Fernando de Noronha (PE), FHC incumbiu Clóvis Carvalho (Casa Civil) de verificar se é possível ou não refazer a sindicância do Banco do Brasil sobre a quebra de sigilo bancário de deputados do PPB.

Versão oficial
À auditoria interna do Banco do Brasil, o funcionário Plínio Dutra diz que seus "préstimos" foram solicitados para a confecção da lista do BB sobre parlamentares do PPB. Não menciona suposto pedido do Planalto.

Ligações perigosas
O coordenador-chefe da auditoria interna do BB, José Pinto Santos Neto, foi indicado pelo secretário-executivo Manoel Pinto, um dos investigados sobre o vazamento da lista do BB.

Por via das dúvidas
O líder do PSDB, José Aníbal, tem tentado convencer Wilson Campos a desistir da presidência da Câmara na conversa. Mas já pediu à assessoria estudo sobre o regimento. Quer saber se tem poder de impedir a candidatura.

Dose da reeleição
Em recente conversa que teve com Paes de Andrade (PMDB-CE) no Alvorada, FHC serviu uísque de 60 anos.

Desejo ardente
Palpite de um tucano: Luiz Carlos Santos está frito. Diz que o presidente tem elogiado demais o ministro de Assuntos Políticos, exatamente como fazia com Adib Jatene (ex-Saúde).

Atrás do prejuízo
Palco do massacre de Eldorado do Carajás, o Pará deverá ser o segundo Estado do país a ter uma vara de Justiça especializada em conflitos agrários e meio ambiente. A Paraíba já tem uma.

Devolvendo a bola
Tucanos dizem que, para Michel Temer (PMDB) viabilizar sua candidatura na Câmara, o líder tem que conseguir que os senadores de seu partido apóiem ACM. Para depois pedir a cabeça da Wilson Campos (PSDB).

Entrou na briga
O PSDB trabalha pela indicação de Alberto Goldman (PMDB) para a relatoria da lei das teles. Inocêncio Oliveira bate o pé para que o cargo fique com Paulo Bornhausen (PFL-SC).

Fazendo carreira
Em almoço natalino com os funcionários do Ministério do Meio Ambiente, Gustavo Krause lançou o colega Raul Jungmann (Política Fundiária) a deputado federal. Jungmann está licenciado do PPS de Pernambuco.

Saída honrosa
Carlos Wilson (PSDB-PE) esteve na sexta passada com FHC. Foi pedir apenas que a candidatura do pai, Wilson Campos, à presidência da Câmara seja tratada com respeito pelo partido.

Socialismo em família
Vilma de Faria (PSB), prefeita eleita de Natal (RN), indicou sete parentes para postos em seu futuro governo. O marido, um irmão, uma filha e quatro primos.

TIROTEIO
De Milton Temer (PT-RJ), sobre a relação entre Executivo e Legislativo:
- Não é o FHC que passa como um rolo compressor sobre o Congresso. É o Luís Eduardo Magalhães que usa o FHC para impor a política do PFL.

Próximo Texto: Boa desculpa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.