São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doente espera 6 horas por atendimento

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Pacientes feridos estão tendo de esperar até seis horas pelo atendimento no único pronto-socorro público que atende vítimas de atropelamentos, tiros, fraturas e torções em Belém (PA), devido à falta de médicos.
O setor de traumatologia do Pronto-Socorro Municipal ficou abandonado na manhã de anteontem porque o médico escalado para o plantão das 7h às 13h está de férias. A direção do hospital estima que cerca de 30 pessoas esperaram desde a manhã até as 13h, quando chegou o plantonista da tarde.
Ontem, o caos se repetiu por causa do atraso de 2,5 horas do médico da manhã. O plantão começava às 7h, mas o traumatologista João Bosco chegou às 9h30.
Segundo a diretora do PSM (Pronto Socorro Municipal), Salma Saráty, os outros dez plantonistas trabalharam normalmente em suas áreas e cobriram parcialmente o buraco na traumatologia.
Apesar do atendimento precário, ninguém morreu. O setor de traumatologia registra, em média, 90 atendimentos diários.
O médico Bosco não foi localizado pela Agência Folha. Ele teria dito à direção do hospital que teria autorização do secretário municipal da Saúde, Fernando Cruz Dourado, para atrasar. Dourado nega.
"A cada três atrasos, é computada uma falta ao médico. Não podemos puni-los com mais rigor para não perdermos profissionais", disse a diretora.
No PSM, trabalham dez traumatologistas e há mais dez vagas não-preenchidas em concurso público por falta de candidatos.
Os dez médicos revezam-se em plantões diurnos de seis horas e noturnos de 12 horas. O salário mensal do traumatologista no PSM é de R$ 1.300 por 20 horas de trabalho semanais, ou três plantões semanais (80 horas mensais).
A direção admite que superlotação e pessoas atendidas até no chão são rotina no PSM. "O hospital é municipal, mas recebe gente do Estado todo", disse a diretora Maria José de Lima.

Texto Anterior: Ingresso para desfile começa a ser vendido dia 2
Próximo Texto: Ferido aguarda 16 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.