São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo rebelde quer negociar concessões de mina de ouro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os rebeldes tutsis do Zaire, que controlam uma grande área do leste do país, convocaram mineiros de ouro para discutir o futuro de suas concessões de exploração.
Os proprietários de concessões para a exploração de minas que estejam em poder dos rebeldes devem procurá-los até o dia 3 de janeiro próximo sob o risco de perder suas vantagens.
"Nós estamos convidando as companhias para nos ver o quanto antes. As minas são nossas e, se não vierem, nós chamaremos outros investidores para explorá-las", disse à "Reuter" Laurent Kabila, líder do grupo rebelde.
Para o grupo de Kabila, as reservas minerais são uma maneira de financiar sua luta para controlar o fragilizado Estado zairense.
Os rebeldes tomaram as minas de Sominki (100 km ao sul de Bukavu) depois de ocuparem a cidade de Bukavu em outubro último.

Texto Anterior: Ieltsin ordena mais controle no imposto sobre bebidas
Próximo Texto: Bomba mata 4 e atinge 18 em templo budista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.