São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Tacada intransferível; Sinuca de bico; Apetite insaciável; Curiosidade malufista; Estilos opostos; Domingão federal; Sinal dos tempos; Interesse direto; Trailer de 98; Meia-volta; Cabo-de-guerra; Cofre vazio; Base imprevisível; Jogo pesado; Muitas vantagens; Padrão nacional

Tacada intransferível
Quem conversou com ACM e Michel Temer garante: será FHC quem terá que colocar o guizo na bancada de senadores do PMDB, fazendo com quem apóiem o primeiro para presidir o Senado, o que garantiria de uma vez a eleição do segundo na Câmara.

Sinuca de bico
Tucanos de alta plumagem avaliam que FHC conduziu mal a eleição do Senado. Demorou a entrar no jogo e, quando entrou, não foi claro sobre sua predileção por ACM. Agora, arrisca-se a desagradar a gregos e troianos.

Apetite insaciável
Reservadamente, ACM tem dito a amigos que considerará "traição" se FHC não intervier a seu favor na eleição do Senado. Incondicionalmente, como diz ser o seu apoio ao governo.

Curiosidade malufista
Paulo Maluf batizou uma obra viária em São Paulo com o nome do brigadeiro Haroldo Veloso, que tentou derrubar Juscelino Kubitschek. Como major, Veloso liderou a Revolta de Jacareacanga (1956) e participou da Revolta de Aragarças (1959).

Estilos opostos
Avaliação corrente na Câmara: o que distingue Michel Temer de Wilson Campos é que o líder do PMDB reza missa em latim e o tucano em português jagunço, o que agrada o baixo clero.

Domingão federal
A propósito do convescote em Fernando de Noronha: a medida provisória que regulamenta a Presidência, ainda não votada, permite a FHC levar parentes de até 3º grau em suas viagens. Às custas do contribuinte.

Sinal dos tempos
Nem os comunistas do PC do B são mais os mesmos. Em seu cartão de Ano Novo, Aldo Rebelo (SP) usou uma citação do escritor Miguel de Cervantes. Começa assim: "Quem perde uma propriedade, perde muito".

Interesse direto
Itamar pensa em esticar a folga do Ano Novo, que deverá passar em Juiz de Fora, para acompanhar a votação da reeleição.

Trailer de 98
O subsecretário de Comunicação Sérgio Reis está marcando uma reunião para janeiro com as agências de publicidade que servem ao governo federal. Objetivo: definir e padronizar o tom da propaganda oficial em 1997.

Meia-volta
FHC quebrou acordo, avalizado por Paulo Renato, entre oposição e governo quando vetou três artigos do fundão (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

Cabo-de-guerra
A oposição acusa Paulo Renato de ter se omitido nos vetos de FHC a três artigos do fundão. Alega que o ministro da Educação se rendeu, mais uma vez, ao colega Pedro Malan (Fazenda).

Cofre vazio
A arrecadação da Previdência em dezembro ficou R$ 300 milhões abaixo dos R$ 6,35 bilhões previstos. A principal razão: atraso no pagamento de 13º salário dos Estados e municípios.

Base imprevisível
Os caciques do PMDB não arriscam um palpite sobre a convenção de 12 de janeiro. Dizem que a maioria dos parlamentares deve apoiar a reeleição. Mas ainda não está claro qual será a atitude dos outros convencionais.

Jogo pesado
Deputados governistas brincaram com a folga de Ano Novo. Um tucano disse: "Vou aproveitar a calmaria. Em janeiro, vem a tempestade da reeleição".

Muitas vantagens
Um ministro ironiza os escândalos do final de 96. "Foi bom que um matou o outro. Primeiro, tivemos suspeita de vazamento sobre MP dos títulos da dívida agrária. Aí, veio Pedrinho Abrãogate, lista do PPB e um fedor sobre concessões de rádio".

Padrão nacional
Engenheiros do DNER elegeram o pior trecho da rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte. Ele fica em solo mineiro, entre os quilômetros 635 e 699. Só tem buracos.

TIROTEIO
De Ivan Valente (PT-SP), sobre o veto de FHC a três artigos do fundão (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério):
- Esse governo mostra que não tem palavra. Quebrou um compromisso avalizado por seus líderes no Congresso e pelo ministro da Educação.

Próximo Texto: Trocadilho collorido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.