São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
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SP terá mais 44 pedágios até 2000

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

O número de pedágios nas rodovias paulistas deve, no mínimo, dobrar até o ano 2000. Este é o preço que o contribuinte terá de pagar para trafegar por estradas de melhor qualidade.
O fenômeno será um reflexo da política do governo de São Paulo de concessão para a exploração, por empresas da iniciativa privada, de estradas do Estado.
"A concessão é a única saída para o governo executar grandes obras e aliviar os gastos com conservação da malha viária", afirmou o superintendente do DER, Luiz Carlos David.
O exemplo do funcionamento da concessão é a Presidente Dutra (Rio-São Paulo), recuperada pela empresa NovaDutra.
Mesmo sem um prazo para o deslanche das concessões em São Paulo, o fato é que, detonado o processo, o que se prevê para o final de 97 ou o início de 98, o Estado verá uma multiplicação de pedágios que, calcula-se, seguirá até o ano 2000.
O DER calcula que serão criadas, no mínimo, mais 44 praças até o ano 2000. Hoje, há 30 pedágios nas rodovias paulistas.
O crescimento se deve à permissão que as empresas concessionárias têm de cobrar tarifas em suas estradas. Em troca, devem mantê-las conservadas e executar obras de duplicação.
Atualmente, cerca de 80% da arrecadação anual do DER sai dos pedágios: US$ 200 milhões. Só o ônus pago pela concessionária da Anhanguera/Bandeirantes dobraria essa receita.

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