São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Político dá 30 caixões por mês

DO ENVIADO ESPECIAL

Newton Carneiro, "o deputado dos pobres", como se apresenta, fez carreira distribuindo caixões.
Dá, no mínimo, 30 caixões de defunto por mês, segundo ele. "Gosto de fazer enterro. Me sinto bem ajudando um pobre. Não sai caro. Compro caixão de carreta. Vem do Pará. Sai R$ 20 cada", conta.
Não é sua única ligação com a morte. Prometeu fazer dois cemitérios em Jaboatão em seis meses.
Quer trazer para a cidade as cinzas de Maurício de Nassau, o conde que governou a capitania de Pernambuco entre 1636 e 1644, durante a ocupação holandesa.
Nassau não tem relação alguma com Jaboatão, mas ele quer as cinzas porque os holandeses fizeram "muitas benfeitorias no Recife".
A tática da morte deu certo até agora. Ele está em seu oitavo mandato (seis como deputado estadual e dois como vereador de Recife) e muitas vezes foi o mais votado.
Carneiro tem planos para tudo. Segurança? Vai criar uma guarda municipal. Às vezes, diz que serão 2 mil soldados; noutras, 20 mil.
Habitação? Vai estimular a auto-construção. Promete criar um banco que vai financiar a compra de materiais.
Até na área federal ele se mete. Quer reduzir o Parque Histórico da Batalha dos Guararapes de 300 para 40 hectares. A área é administrada pelo Ministério da Cultura.
Nunca diz de onde vai tirar dinheiro para os projetos. Quando perguntado, repete slogans enviesados: "Vou fazer Jaboatão crescer 40 anos em quatro".

Texto Anterior: Eleito quer uma pista de F-1 na lagoa
Próximo Texto: Jaboatão busca recuperar lagoa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.