São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como manter a forma nas férias

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ninguém vai precisar se matar para manter a forma durante as férias de verão. Moderação no cardápio e um pouco de atividade física garantem um mês livre de acréscimos indesejáveis no peso.
O maior problema das férias é a quebra do ritmo que vinha sendo seguido no cotidiano na cidade.
Ao chegar à praia ou ao campo, as pessoas tendem a relaxar de vez. Fazem questão de esquecer que fazer menos exercício, e comer mais implica em um ganho extra de "calorias".
Calorias não-utilizadas são sinônimo de acúmulo de gordura em alguma parte do corpo.
A professora de musculação e "personal trainer" Ursula Pereira explica que uma hora por dia de atividade física moderada pode ajudar a "queimar" essas calorias.
Ursula recomenda a escolha de uma atividade que seja prazerosa e que possa ser integrada à vida social da pessoa.
Uma simples caminhada, em que os batimentos cardíacos fiquem entre 50% e 60% da frequência cardíaca máxima (veja quadro ao lado) já dá conta do recado.
Para os mais esportistas, nadar, correr ou pedalar são exemplos de exercícios aeróbicos que podem ser realizados com facilidade na maior parte das praias e estâncias nas montanhas.
Para Ursula, outro ponto fundamental é o controle da ingestão calórica. "Não adianta nada fazer um pouco mais de esporte se a pessoa come sem parar", diz.
Nenhum tipo de alimento precisa ser absolutamente banido da dieta. O ideal é que haja um equilíbrio entre alimentos mais calóricos e alimentos menos calóricos.
Ficar sentado na beira da piscina o dia inteiro comendo camarão frito e tomando cerveja traz o risco da perda da forma física para a maioria das pessoas.
Ursula diz que as maiores vítimas são as pessoas que já não se preocupavam muito com a forma física antes das férias. "Quem cuida do corpo o ano todo, não consegue ficar parado no verão".
Quem vem fazendo musculação na academia e tem medo de perder a massa muscular pode usar o peso do próprio corpo para substituir as máquinas e os halteres e fazer abdominais, flexões, barra, caminhadas ou agachamentos. É bom checar com o professor da academia como fazer os exercícios de modo correto antes de viajar.
Pessoas que fazem musculação visando hipertrofia (aumento da massa muscular) há mais de um ano só vão começar a perder massa muscular depois de um ou dois meses de interrupção.
Os alongamentos para o corpo também são importantes e evitam a perda da flexibilidade do corpo durante as férias.

Texto Anterior: Ilhabela espera 3.000 pessoas
Próximo Texto: Ex-modelo quer manter ritmo contra quilo extra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.