São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de nós define qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A história do tapete remonta ao século 2 a.C., data provável de sua introdução no Egito. Em 1949, foi encontrado na Sibéria um tapete cuja data é estimada em 500 a.C.
Historicamente, existe uma relação diretamente proporcional entre o número de nós por cm² e o valor monetário do tapete. Esses nós podem ser contados por meio de uma lupa.
Um tapete com cem nós por cm² é considerado de fina execução; um de oito nós, de elaboração grosseira. A qualidade do tapete também é influenciada pela beleza da decoração, tipo de fibra (as longas são melhores) e tintura utilizada na sua confecção.
As texturas mais densas provêm da Pérsia (atual Irã). São considerados tapetes antigos os fabricados antes de 1870.
No Irã, a tapeçaria tem uma forte presença. Estima-se que cerca de oito milhões de pessoas estejam envolvidas com a produção da peça no país, que tem aproximadamente 60 milhões de habitantes.
Um tapete artesanal pode demorar até três anos para ser feito. Nesse processo, podem participar três ou quatro pessoas, desde que artesãos com a mesma experiência.

Onde encontrar - Yasmin Tapetes: r. Clodomiro Amazonas, 782, tel: (011) 829-7559; Cor e Forma Tapetes: al. Ministro Rocha Azevedo, 983, tel. (011) 883-0898; Cia. dos Tapetes Ocidentais (atende somente com hora marcada): tel. (011) 280-6533; Santa Mônica Tapetes e Carpetes: Shopping D&D, av. Nações Unidas, 12.555, tel. (011) 893-9866.

Texto Anterior: Dez dicas para usar bem seu tapete
Próximo Texto: Aumentam as vendas em BH
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.