São Paulo, terça-feira, 31 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piora poluição em três praias do Guarujá

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Aumentou o nível de poluição nas praias da Enseada, Pitangueiras e Astúrias, no Guarujá (87 km de SP), no último final de semana.
Dessa forma, as três praias continuam impróprias ao banho.
A Cetesb divulgou ontem o resultado da análise de amostras de água do mar coletadas, na cidade, no sábado e no domingo.
Os piores índices foram registrados no trecho perto da estrada de Pernambuco, na Enseada. A água apresentou 6.131 coliformes fecais no sábado e 4.884, anteontem.
Nas últimas coletas na mesma área, os níveis foram de 230, 1.733 e 770 coliformes fecais nos dias 22, 24 e 26, respectivamente.
Para ser imprópria, a água deve apresentar nível superior a mil coliformes fecais em mais de 20% das últimas cinco análises.
Também na Enseada -trecho da rua Chile-, a Cetesb encontrou a maior oscilação: 52 coliformes fecais, sábado, e 6.488, no domingo. Em Pitangueiras, foram registrados, anteontem, 1.789 coliformes fecais (trecho da av. Puglisi) e 2.187 (rua Silvia Valadão).
Em Astúrias, o nível oscilou de 1.733 (dia 26) para 547 (sábado) e 1.860 (domingo).
Tubulação
Ontem, a Sabesp comunicou que o vazamento, a 500 metros da praia, do emissário submarino da Enseada foi contido por uma luva provisória de aço inoxidável.
O rompimento da tubulação que lança o esgoto no mar é considerado um dos responsáveis pelo aumento da poluição no Guarujá.
Segundo o vice-presidente de litoral da Sabesp, Oswaldo Aly, os dejetos estão sendo lançados, desde o dia 26, a 1.100 metros da costa.
Mas o maior número de turistas nesta época do ano e as ligações clandestinas de esgoto também colaboram para poluir as praias.

Texto Anterior: Leitor pede poda de árvore danificada
Próximo Texto: Doenças podem levar à morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.