São Paulo, terça-feira, 31 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

São Silvestre tem duelo dos anos 90

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A 72ª Corrida de São Silvestre, que será disputada hoje, em ruas do centro de São Paulo, tem como atração o duelo dos anos 90 entre quenianos e latino-americanos.
Os dois grupos estão empatados, com três vitórias cada. Exceto o mexicano Arturo Barrios (venceu em 90/91), os outros ganhadores estão na prova: os quenianos Simon Chemoiywo (bi em 92/93) e Paul Tergat (ano passado), novamente favoritos, mais o brasileiro Ronaldo da Costa (em 94).
Aproximadamente 12 mil atletas, segundo cálculo dos organizadores, participam das provas masculina, às 17h, e feminina, às 15h15. As largadas e chegadas ocorrem na avenida Paulista, região central.
O pelotão de elite (atletas de destaque, com chance de subirem ao pódio) da prova masculina tem 32 competidores, de dez países -Brasil, Quênia, Equador, México, Austrália, Argélia, Burundi, África do Sul, Angola e Peru.
Os quenianos Paul Tergat e Simon Chemoiywo, o equatoriano Silvio Guerra, o australiano Shawn Creighton e os mexicanos German Silva (bicampeão da maratona de Nova York, em 94/95) e Benjamin Paredes (oitavo na maratona da Olimpíada de Atlanta) despontam entre os favoritos estrangeiros.
O Quênia tem ainda William Mutwol, Peter Ndirangu e Joseph Kimani. Este último, por exemplo, já quebrou duas vezes o recorde dos 10 mil metros em rua, com 27min41s e, este ano, 27min04.
Os brasileiros também sonham com o pódio, especialmente Vanderlei Cordeiro de Lima.
Feminino
Na prova feminina, as corredoras da América Latina dominaram as últimas sete competições.
As mexicanas Maria Del Carmen (em 89, 90 e 92) e Maria Servin (em 91) e a brasileira Carmem de Oliveira (ano passado) garantiram vitórias contra duas africanas (da queniana Hellen Kimayio em 93 e da etíope Derartu Tulu, em 94).
Na Olimpíada de Atlanta, ela terminou em 33º lugar na maratona.
O pelotão de elite feminino é formado por 16 corredoras, de seis países (Brasil, Quênia, México, Etiópia, Itália e Chile).
A etíope Fatuma Roba, medalha de ouro na Olimpíada (maratona, com 2h26min05) está inscrita, mas só deve chegar a São Paulo hoje.

NA TV - CNT/Gazeta, às 14h; Globo e Globosat/Sportv, às 17h

Próximo Texto: Carmem não sabe se atua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.