São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

22,5% dos distritos fecham portas à noite

ANDRÉ LOZANO; FERNANDO BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo está hoje com quase um quarto dos distritos policiais fechados no período da noite. Dos 93 DPs da cidade, 21 (22,5%) tiveram os plantões noturnos desativados (das 20h às 8h) e não abrem mais aos domingos.
Os primeiros plantões foram fechados no último dia 11 de janeiro, nos DPs da zona oeste.
A medida, diz o diretor do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Alberto Angerami, tem o objetivo de "racionalização do serviço policial".
O novo esquema começou a ser implantado pelo delegado Eduardo Hallage, responsável pela Delegacia Seccional da zona oeste.
A polícia fez um estudo das delegacias da região oeste e constatou que os plantões de alguns DPs eram muito movimentados, enquanto os de outros, na mesma região, registravam poucas ocorrência por noite.
"O que fizemos foi fechar os plantões dos distritos pouco procurados e transferir sua equipe (delegado, escrivão e investigadores) para a delegacia movimentada mais próxima. As unidades fechadas praticamente não operavam mais à noite", disse Angerami.
Aos domingos, os DPs ficam fechados durante todo o dia. As delegacias são desativadas às 20h do sábado e só voltam a funcionar normalmente às 8h de segunda.
Outro fator que contribuiu para a implantação do novo esquema de funcionamento dos DPs foi a necessidade de garantir férias para cerca de 1.800 policiais por mês.
O governador Mario Covas determinou no final do ano passado que a direção da Polícia Civil concedesse férias aos policiais que estavam com suas folgas vencidas.
"Os policiais, que exercem uma atividade estressante, precisam gozar suas férias. A desativação de alguns plantões vai ajudar a concessão de férias", disse Angerami.
Ele afirmou que a escolha das delegacias que seriam fechadas ocorreu após avaliação estatística da produção mensal de seus plantões. Angerami disse que a continuidade do novo sistema será decidido após 90 dias de sua implantação, quando será feita uma avaliação da desativação dos plantões noturnos.

Texto Anterior: Passeio de barco leva a 'mares' de difícil acesso
Próximo Texto: DPs fechados têm 2.000 presos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.