São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
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Rede já tem MPB e forró

DA REPORTAGEM LOCAL

Yes, a música brasileira já tem a sua revista na Internet. Chama-se "Brazilian Music Up to Date", cobre de MPB a forró em português e inglês e estreou em caráter experimental em dezembro do ano passado.
O autor do projeto editorial é o jornalista e músico Walter de Silva, 40. Ele descobriu a Internet em agosto de 1995, quando cobria o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça.
Percebeu que era o que precisava para dar vida a um velho projeto de criar uma revista que só tratasse de música brasileira.
Como a linguagem da Internet era quase igual a javanês para De Silva, foi atrás de um programador. Encontrou o consultor de informática e também músico Ricardo Salvagni, 40, e dois meses depois a revista estava na Internet.
"Se a revista fosse sair em papel, eu perderia perto de um ano para viabilizar o projeto", diz De Silva. Salvagni estima que a dupla investiu cerca de R$ 25 mil para colocar a revista no ar.
O projeto da revista é "mapear toda a música brasileira, do clássico ao rap", segundo De Silva. A primeira edição tem uma entrevista com João Bosco, críticas de discos e de vídeo, seção com novos valores, resenha de livro e fotos.
Não tem som porque a dupla temia problemas de direitos autorais com as gravadoras. A edição que será colocada no ar no final deste mês terá som e vídeo.
Segundo Salvagni, a versão em inglês da revista é mais consultada do que a em português. Cerca de 60% dos usuários vivem nos EUA, 30% no Brasil e o restante está espalhado de Israel ao Japão.
A "Brazilian Music Up to Date" também aceita encomenda de CDs. Mas, ao contrário de lojas virtuais, ainda não tem estrutura comercial nem tabela de preços. O preço de cada disco depende de consulta.

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