São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jodie Foster é 'líder do amanhã'

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

A atriz e diretora de cinema Jodie Foster, 34, foi indicada entre os cem Líderes Globais do Amanhã, pelo fórum econômico.
A escolha de Jodie, duas vezes premiada com o Oscar de melhor atriz, simboliza de alguma forma o critério com que o fórum de Davos escolhe as pessoas que, acredita, terão papel de liderança no futuro imediato: extrema diversificação de personalidades e países e crescente presença feminina.
É a quarta vez que se escolhem os Líderes Globais do Amanhã. A lista deste ano inclui 24 mulheres, contra apenas 13 em 1995.
Entre elas estão a prefeita de Chacao (Venezuela), Irene Saez, e sua colega de La Paz (Bolívia), Monica Medina de Palenque.
No caso brasileiro, aliás, as mulheres são a metade dos quatro escolhidos. Uma é Ana Maria Diniz, 34, diretora de marketing do Grupo Pão de Açúcar, a segunda cadeia de supermercados do país.
Diniz se disse "surpresa e lisonjeada". "A indicação tem uma importância grande neste momento, com a economia globalizada. Os líderes terão um papel grande na integração com a Europa e EUA", afirmou.
A outra é Maria Almeida Braga, 41, presidente e co-fundadora do Banco Icatu. "Só posso ficar muito satisfeita", disse, ao ser informada da indicação pela Folha. Ela afirmou ter recusado convite para o fórum por causa do trabalho.
Completam os brasileiros o governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Vieira (PMDB), 38, e Roberto Setúbal, 41, presidente do Banco Itaú.
Os critérios para a escolha incluem ter até 42 anos, responsabilidade no setor público ou privado e múltiplos talentos. Em 1995, foram selecionados o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes e o secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo, Emerson Kapaz.
As indicações são feitas por empresas da direção do fórum, por participantes da reunião, pelos leitores da revista do fórum ("World Link") e por pesquisa do fórum.
A seleção final cabe à direção da revista e do fórum e a um comitê externo de empresários e personalidades da vida pública.
(CR).

Colaborou a Redação

Texto Anterior: Dor da globalização domina discussões iniciais
Próximo Texto: China realiza ofensiva contra separatistas da etnia mongol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.