São Paulo, domingo, 4 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que os neurônios não se regeneram?

Vagner de Souza Melo, programador, São Paulo (SP)
Paulo dos Santos Rodrigues, do Departamento Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense, responde:
"Muitas pessoas costumam fazer essa afirmação, pois confundem a incapacidade de os neurônios se reproduzirem após sua diferenciação ("amadurecimento") com a sua capacidade de regeneração.
"Nos anos 40, ao se estudar a recuperação de soldados feridos durante a Segunda Guerra, demonstrou-se que nervos periféricos, parcialmente destruídos, são capazes de se regenerar. Esses nervos são constituídos por prolongamentos de neurônios sensitivos e motores.
"Tais neurônios são capazes de regenerar seus prolongamentos e restabelecer as funções sensoriais que desempenhavam antes de lesados. O mesmo não acontece com neurônios cujos prolongamentos ficam restritos ao interior do crânio e da coluna vertebral, que formam o sistema nervoso central. Esses dificilmente se regeneram.
"Assim, a secção da medula, constituída por neurônios e prolongamentos de neurônios, que residem no interior da coluna vertebral, usualmente leva a uma perda irreversível das funções sensoriais e motoras vinculadas à porção da medula afetada.
"Esse é o caso de pessoas que ficam paraplégicas após um acidente acompanhado de trauma medular.
"Logo, o correto seria seria perguntar: por que é difícil a regeneração dos neurônios? E por que neurônios diferenciados não se reproduzem? Infelizmente ainda não sabemos responder a essas questões."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Pesquisadores localizam genes que podem causar esquizofrenia
Próximo Texto: O DOPING INVISÍVEL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.