São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonho de jogar basquete é tema de livro

FÁBIO SORMANI
COLUNISTA DA FOLHA

Qual o garoto que hoje em dia não sonha em conseguir uma bolsa de estudos e jogar basquete em qualquer uma das universidades de ponta dos EUA? Essa fantasia invade a cabeça da maioria dos teens que adora jogar basquete em todo o planeta. E nos EUA não é diferente, claro.
É exatamente esse o tema do livro "Basquete Blues" (Cia. das Letras, 329 páginas), lançado no Brasil no começo deste ano. Escrito pelo jornalista Ben Joravsky, o livro segue a trilha do documentário "Hoop Dreams", feito pelos cineastas Steve James, Frederick Marx e Peter Gilbert.
A história do livro e do filme narra a trajetória de dois adolescentes negros e pobres que viviam no West Side de Chicago -um dos bairros mais violentos da cidade- e que depositavam no basquete a esperança de um dia encontrarem o "sonho americano". Os dois teens em questão são William Gats e Arthur Agee.
Descobertos aos 14 anos por um olheiro profissional que vasculhava as ruas de Chicago atrás de novos talentos, Gates e Agee são levados para a St. Joseph High School (equivalente ao nosso colegial), mesma escola onde Isiah Thomas estudou, jogou, brilhou e um dia conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Indiana.
Em St. Joseph, os dois sonhavam repetir os passos de Isiah, ex-armador de Detroit Pistons que ganhou dois títulos da NBA (a superliga de basquete profissional dos EUA). Isiah também saiu dos guetos de Chicago.
Depois, né... Bem, o resto você tem que ler em "Basquete Blues".
Diferente de "Hoop Dreams" -os três cineastas passaram cinco anos ao lado dos dois-, o livro foi escrito depois de concluído o filme, mas ele contém "informações inéditas e entrevistas exclusivas".
Se você sonha um dia em seguir os passos dos grandes jogadores da NBA, ou seja, estudando e jogando no basquete universitário norte-americano, leia "Basquete Blues". O livro pode ser considerado uma espécie de Bíblia do basquete norte-americano pré-universitário.

Nome: "Basquete Blues"
Autor: Ben Joravsky
Preço: R$ 25,00.

Texto Anterior: 'É difícil enfrentar sozinho'
Próximo Texto: Maria Claudia de Oliveira, 19
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.