São Paulo, quinta-feira, 8 de fevereiro de 1996
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Aumento de navios pode prejudicar as baleias

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Grupos de ambientalistas dizem estar preocupados com o grande número de navios que se dirige para o Alasca neste ano.
"Não nos opomos ao aumento no número de navios na Passagem Interior", diz Edgar Wayburn, um médico aposentado de San Francisco que é presidente do movimento Sierra Club's Alaska.
"Mas nos opomos à entrada de tantos navios no Parque Nacional Glacier Bay, porque ameaçam o habitat da baleia-corcunda. E todos esses navios, numa área relativamente pequena, podem gerar uma degradação ambiental."
Discorda Charles West, um pioneiro do turismo alasquiano desde 1947, cuja Alaska Sightseeing, de Seattle, opera oito navios com menos de cem lugares cada.
Segundo West, os navios não são uma ameaça ao meio ambiente. "Mas, com milhares de pessoas atravessando pequenas cidades, a qualidade da experiência alasquiana fica comprometida."
Os armadores negam que seus navios sejam uma ameaça à baleia-corcunda e afirmam que o aumento do número de passageiros é prova da qualidade dos cruzeiros.
Durante o período de 92 dias de reprodução das baleias, entre junho e agosto, 107 navios -máximo de dois por dia- são autorizados pelo Serviço Nacional de Parques a entrar nos 112 quilômetros de águas do Parque Nacional de Glacier Bay e Preserve.
Os armadores e a indústria turística alasquiana querem aumentar o número em 72%, para 184.
Inicialmente, o secretário Bruce Babbit (Interior) concordou com o aumento, mas a oposição de funcionários do serviço de parques deve baixar a taxa para 30%. Assim, seriam 139 visitas.
"Nós consideramos isso justo e administrável", diz Jim Brady, superintendente do Parque Nacional Glacier Bay e Preserve.
Brady afirma ainda que as verbas arrecadadas com as entradas adicionais -navios pagam US$ 5 por passageiro- vão ajudar a financiar o serviço de parques.
Os principais beneficiados seriam os "estudos biológicos sobre a interação animal-navio e sobre os efeitos da emissão de fumaça na qualidade do ar".
Enquanto os preços oficiais para um cruzeiro de sete dias na Passagem Interior varia entre US$ 1.000 e US$ 2.750, o aumento da capacidade deve resultar em descontos.
Mas descontos nos cruzeiros ao Alasca não devem ser tão grandes quanto os destinados ao Caribe, onde a oferta supera a demanda.

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