São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Brisa e luz fraca podem influenciar o relógio interno, dizem cientistas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma brisa, luz interior ou hábitos como escovar os dentes podem ajudar a zerar o relógio biológico humano, segundo dois estudos publicados na revista "Nature".
O primeiro estudo, da Universidade Concórdia, em Montreal (Canadá) mostrou que ratos condicionados a esperar a luz do dia quando sentiam uma brisa mudavam seu relógio interno mesmo quando a brisa vinha sem a luz.
No segundo estudo, da Universidade Harvard, cientistas afirmam que seres humanos podem ajustar seus ritmos diários mesmo em presença de pouca luz, como a iluminação normal das casas e de escritórios sem janelas.
Oito homens foram expostos a ciclos de cinco horas de luz interior normal. Sua temperatura e ritmo corporais entraram em sincronia com a luz, 40 vezes mais fraca que em estudos anteriores.
Neurocientistas acreditavam antes que as partes do cérebro responsáveis pelo relógio biológico respondiam apenas a luzes brilhantes como a do dia e não podiam ser treinadas para reagir a estímulos como correntes de ar.
Novos estudos devem agora reavaliar essas crenças.

Texto Anterior: Vulcão Pinatubo destruiu corais, afirma pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.