São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fantasma faz 60 anos e chega ao cinema

ODAIR BRAZ JÚNIOR
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Fantasma, um dos maiores clássicos dos quadrinhos, completa 60 anos no dia 17 de fevereiro. O herói, criado por Lee Falk em 1936, chega à sua sexta década de vida atirando para todos os lados.
Originalmente feito para as tiras de jornais americanos, o Fantasma está sendo redescoberto pelos meios de comunicação.
No ano passado, a Marvel Comics licenciou o personagem junto à King Fetures Syndicate (dona do Fantasma) e lançou uma minissérie em três partes chamada "Lee Falk's The Phantom - The Ghost Who Walks" (O Fantasma de Lee Falk -O Espírito-que-Anda).
Essa revista reconta a origem do herói ao mesmo tempo em que aponta novos rumos. Essa história mostra um novo Fantasma, com um uniforme hi-tech e um estilo sombrio de atuar contra o crime.
Nessa minissérie acontece a morte do 21º Fantasma da linhagem que já dura quatro séculos. Seu filho se torna o novo herói. A história é escrita por Dave Devries e desenhada por Glenn Lumdsdem, dois australianos.
A outra revista, também lançada pela Marvel, é "Phantom 2040". Mensal, o gibi é inspirado no desenho animado de mesmo nome.
O quente mesmo, para quem curte o Fantasma, é o desenho animado. A história se passa em 2040 e mostra o herói enfrentando os problemas que surgem com a total automação do mundo.
O desenho é produzido pela Hearst Entertainment e a arte é de Peter Chung. O desenho tem a participação de Mark Hamill (o Luke Skywalker de "Guerra nas Estrelas") fazendo a voz de um dos personagens.
O Multishow (Net e Multicanal) exibiu no começo de fevereiro o primeiro episódio da série e vai torná-la semanal a partir de março (às sextas, às 15h).
Um longa-metragem para cinema está em fase final de produção e deve estrear este ano. Tem Billy Zane, que trabalhou em "Terror a Bordo", no papel do Fantasma e o obscuro Simon Wincer na direção.
A gibiteca Henfil promove uma exposição para comemorar os sessenta anos do Fantasma. Começou no sábado e continua durante a semana com exibição de vídeos.

GIBITECA HENFIL: rua Sena Madureira, nº 298, Vila Mariana.

Texto Anterior: Primos e amigos influenciam
Próximo Texto: Saga de personagem dura 400 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.