São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O desafio do emprego

O grande desafio da tendência de aumento do desemprego estrutural tem de certo modo obscurecido outro fator igualmente verdadeiro para explicar a redução das vagas de trabalho no Brasil.
Além dessa tendência de longo prazo produzida pelo avanço tecnológico, é inegável que as intensas demissões na indústria e na construção civil também decorrem das políticas de contenção da atividade econômica adotadas principalmente a partir do segundo trimestre do ano passado.
Como mostra o gráfico acima, apesar do avanço tecnológico e da exposição à concorrência internacional, o nível de emprego cresceu enquanto a economia avançava rapidamente. Tanto para a indústria, como para o conjunto de todos os setores, o final de 1994 foi um período de contratações.
O crescimento do PIB foi positivo de 94 até o primeiro trimestre de 95, mas negativo no segundo e terceiro trimestres do ano passado, segundo dados dessazonalizados publicados pelo Ipea. Estimativas preliminares indicam uma pequena recuperação da atividade no final de 95. Como se observa no gráfico, esse movimento da atividade econômica foi acompanhado bastante de perto pelas oscilações no emprego. Não é coincidência.
O caso da indústria é muito mais acentuado -e altamente preocupante-, mas o comportamento é similar ao do nível total de vagas. Em ambos, o ano passado terminou pior do que 94.
Assim, ao Brasil não está colocado apenas o desafio -de resto, mundial- do efeito da tecnologia sobre a demanda de mão-de-obra. É preciso balancear o controle da inflação com uma perspectiva de retomada do crescimento.

Texto Anterior: Buracos silenciosos
Próximo Texto: A reeleição na Radiobrás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.