São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barreto espera "torcida" pelo Oscar

DA SUCURSAL DO RIO

O diretor de "O Quatrilho", Fábio Barreto, 38, comparou a disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro -seu filme foi indicado ontem- a uma final de Copa do Mundo e disse que quer a torcida dos brasileiros para "trazer o caneco".
"Seremos o Brasil na festa do Oscar. Quero o país todo torcendo, rezando, com tambores e terreiros do nosso lado", disse.
"O Quatrilho" é o quarto longa-metragem de Fábio, caçula do clã Barreto. O filme custou US$ 1,8 milhão e foi produzido empresa de Luís Carlos e Lucy Barreto, pais de Fábio e do também cineasta Bruno Barreto.
Para Fábio Barreto, a indicação de seu filme mostra que o cinema brasileiro volta a merecer crédito nacional e internacional. "É o mérito de uma boa história, muito bem contada", afirmou.
Antes de "O Quatrilho", o último trabalho foi "Luzia-Homem" (1988). Ele prepara-se agora para rodar em Fortaleza "Bela Dona".
Segundo Lucy Barreto, "O Quatrilho", que também está disponível em vídeo, já foi visto por 850 mil pessoas em cinemas. Ela disse que a Pandora, distribuidora internacional do filme, considerou que a história poderia ser vivida em qualquer lugar do mundo, o que facilita a identificação do público com os personagens.
O filme conta a história, escrita por José Clemente Pozenato, de dois casais de imigrantes.
A trama se passa no sul do Brasil e envolve imigrantes de origem italiana, vividos por Patrícia Pillar, Glória Pires, Alexandre Paternost e Bruno Campos.
"O que o pessoal da Pandora me apontaram como mais interessante foi que, apesar de ser uma história de época, o filme mostra uma troca de casais e tem um viés moderno", afirmou Lucy Barreto.
Votação
O indicado para melhor filme estrangeiro (e também na categoria de melhor filme) recebe votos de todos os membros da Academia de Ciências e Artes de Hollywood.
Nas outras categorias, cada profissional vota apenas em seus colegas (ator vota em ator, diretor vota em diretor etc.) para a eleição dos cinco indicados. Para o prêmio final, os membros votam em todas as categorias.

LEIA MAIS
sobre a indicação ao Oscar na Ilustrada

Texto Anterior: Puxão de orelha; Alô, Atayde!; Agito
Próximo Texto: Bolsa cria cursos para estudantes adolescentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.