São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporal isola Ubatuba e desabriga 750

DA FOLHA VALE

As chuvas que atingiram o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo de anteontem à noite a ontem de manhã deixaram 14 mortos e pelo menos 750 desabrigados.
As cidades mais atingidas foram Ubatuba (233 km de São Paulo), com 300 desabrigados e 11 mortos, e São Luís do Paraitinga (173 km de SP), com 400 desabrigados e três mortos.
Ubatuba ficou isolada entre as 20h de anteontem e as 11h de ontem em razão de quedas de barreiras nas estradas que dão acesso ao município. Deslizamentos de terra na Rio-Santos, entre Ubatuba e Caraguatatuba e Ubatuba e Parati, bloquearam a estrada.
O acesso entre Caraguá e Ubatuba foi liberado às 11h de ontem. A ligação entre Ubatuba e Parati, pela Rio-Santos, deve permanecer bloqueada por mais cinco dias.
O acesso entre Taubaté e Ubatuba, na rodovia Oswaldo Cruz, foi liberado parcialmente. A liberação completa também deve demorar cinco dias. Um grupo de 150 pessoas ficou isolado dentro de veículos entre o km 42 e o km 75 da rodovia (leia texto ao lado).
Em Ubatuba, choveu 246 milímetros em 24 horas. O volume é equivalente ao total registrado em um mês de chuvas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Carlos Carmo, disse que o índice foi o maior dos últimos dois anos.
Cerca de 150 homens da Defesa Civil do Estado, PM, Corpo de Bombeiros e Comando de Operações Especiais, de São Paulo, trabalharam no resgate das sete vítimas fatais em Picinguaba. Dois corpos foram achados soterrados no bairro do Camburi. Outro corpo foi encontrado afogado na Cachoeira da Escada. Outra pessoa morreu afogada no bairro do Félix.
Em São Luís do Paraitinga, o prefeito, Luiz Mariano Rodrigues (PSDB), decretou estado de calamidade pública. Mais de 2.000 pessoas ficaram isoladas. Segundo estimativa da Defesa Civil, o rio Paraitinga subiu cerca de seis metros do nível normal.
A queda de uma ponte isolou os moradores do distrito de Catuçaba -onde duas pessoas morreram. Uma menina de 11 anos foi arrastada pela enxurrada anteontem. O corpo foi achado às 17h de ontem.

Texto Anterior: Família de torturado deve ser indenizada
Próximo Texto: Covas fica "impressionado"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.