São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'101 Dálmatas' terá versão em carne e osso

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O grupo Disney está produzindo em Londres uma segunda adaptação para as telas do livro "101 Dalmatas", da autora britânica Dodie Smith. A primeira versão, um dos desenhos animados de maior bilheteria do estúdio, foi lançada em 1961.
Desta vez, entretanto, os desenhos de Walt Disney vão ser substituídos por atores e uma matilha de dálmatas de "carne e osso".
A nova versão de "101 Dalmatas" começou a ser filmada em novembro do ano passado nos estúdios Shepperton, perto de Londres. O custo total de produção não foi revelado.
"101 Dalmatas" marca o lançamento de um novo projeto do grupo, que pretende transformar alguns dos mais bem-sucedidos desenhos animados de Walt Disney em filmes.
A protagonista do filme é a atriz Glenn Close (de "Atração Fatal"), que interpreta o personagem Malvina Cruella, uma milionária extravagante que decide sacrificar 101 filhotes para se dar de presente um casado de peles de dálmatas.
O ator Jeff Daniels ("Totalmente Selvagem") e Joely Richardson, filha da atriz britânica Vanessa Redgrave, formam o jovem casal da história, unidos pela paixão súbita de seus respectivos dálmatas, Pongo e Perdy.
Para estrelar o filme, dezenas de filhotes de dálmatas foram "caçados" em canis espalhados pelo Reino Unido e especialmente treinados. Em cenas mais complicadas, dálmatas mecânicos tiveram de ser utilizados.
Os bonecos foram criados pela produtora Jim Henson, onde também nasceram os "Muppets" e personagens da Vila Sésamo.
"Mr. Holland Opus"
O filme está sendo dirigido por Stephen Herek, o mesmo de "Mr. Holland's Opus". Grande sucesso de bilheteria no momento nos Estados Unidos, "Mr. Holland's Opus" é uma espécie de "Sociedade dos Poetas Mortos" passado numa escola no interior dos EUA.
O grupo Disney aposta que "101 Dalmatas" será seu grande sucesso do próximo ano.
Trechos do filme foram exibidos para a imprensa na última quinta-feira, em Londres. A sensação inicial foi a de que falta aos dálmatas reais a magia e o encanto dos dálmatas animados. Parece difícil transpor a exuberância dos desenhos de Disney para a realidade.
Centenário
A nova versão de "101 Dalmatas" celebra o centenário de nascimento de Dodie Smith. Uma biografia da autora, "Dear Dodie" (Querida Dodie), escrita por Valeria Grove, acaba de ser lançada no Reino Unido pela editora Chatto & Windus.
Outra obra de Smith, "Eu Conquisto o Castelo" será filmada pela BBC britânica, com direção de Mike Newell, de "Quatro Casamentos e um Funeral".
Os direitos desse livro foram comprados por Disney em 1961, após o sucesso de "101 Dalmatas", mas o desenho animado baseado na obra nunca chegou a ser realizado.

Texto Anterior: Comédias e filmes independentes entram em cena durante o Carnaval
Próximo Texto: Mostra paralela de filmes gay rouba atenção no Festival de Berlim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.