São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xavantes matam dois moradores em MT

LC
DA AGÊNCIA FOLHA

Índios xavantes de aldeias próximas a Campinápolis (MT), no Mato Grosso, mataram anteontem à tarde dois moradores da cidade.
Segundo a Polícia Militar, 70 índios atacaram uma casa e mataram a tiros Otacílio José de Carvalho, 58. Amélio José da Silva, 37, foi morto com seis flechadas. O filho de Carvalho, Durval, 26, levou dois tiros, mas sobreviveu.
O sargento da PM Conceição Oliveira de Paula disse que a ação dos índios pode ter sido uma vingança. Na sexta-feira, um branco e dois índios ficaram feridos em confronto numa reserva próxima a Campinápolis. Outro branco, Simão Parreira (parente de Carvalho), morreu. Os brancos estariam tirando madeira da reserva.
"Os índios atacaram a casa para vingar seus colegas feridos", disse o sargento. A Funai contesta a versão da PM e diz que os índios agiram em legítima defesa.

Texto Anterior: Simonsen melhora, mas continua no CTI
Próximo Texto: Líder tikuna ameaça expulsar os cocamas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.