São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CET inverte mão de 3 ruas na Vila Mariana

DA REPORTAGEM LOCAL

As ruas Borges Lagoa, Pedro de Toledo e Loefgreen, na Vila Mariana (zona sul de SP), estão com suas mãos invertidas desde o último sábado. Segundo técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), trata-se de uma das maiores mudanças já realizadas no trânsito da cidade.
O teste dos novos percursos acontece a partir de hoje, quando terminam os feriados do Carnaval. Até ontem, segundo técnicos da CET, pedestres e motoristas não estavam encontrando dificuldades na região. O objetivo das mudanças é diminuir os nós provocados pelo semáforos da Borges Lagoa e da Pedro de Toledo que ficavam sobre a avenida Ruben Berta.
Sem os engarrafamentos, deve melhorar a circulação em toda a área do Hospital São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Hospital do Servidor Público Estadual e imediações da estação Santa Cruz do metrô.
A Borges Lagoa teve a mão de direção invertida em toda a sua extensão, seguindo agora da avenida Ibirapuera para a Domingos de Moraes. A Loefgreen mudou de mão da rua Professor Tranquilli até a rua dos Otonis, que também teve seu sentido invertido.
A Pedro de Toledo mudou de direção a partir do Hospital São Paulo, seguindo para a avenida Ibirapuera.
Técnicos da CET, da Companhia de Policiamento de Trânsito e do SPTrans (antiga CMTC) estão desde sábado no local, orientando pedestres e motoristas. A partir de hoje, a CET terá 210 pessoas nos cruzamentos da região.
Mais de 80 linhas de ônibus terão seu itinerário alterado. Como as mudanças se limitam à mão, os usuários de ônibus terão que se deslocar uma quadra, no máximo.
Centenas de faixas, cones e cavaletes foram colocadas nas ruas, chamando a atenção para as alterações. Os técnicos pedem especial cuidado dos pedestres, que devem olhar para os dois lados antes de atravessar as ruas.
Os motoristas que seguirem as indicações não devem encontrar dificuldades na região. "Isso aqui era um grande engarrafamento", disse o taxista Daniel dos Santos, que faz ponto em frente ao Hospital São Paulo. O nó sobre a Ruben Berta vinha prejudicando o trânsito de toda a região.
Outra mudança prevista para as próximas semanas é o alargamento da calçada da rua Napoleão de Barros, que separa muitos prédios do Hospital São Paulo e da Escola Paulista de Medicina. A intenção é restringir o trânsito aos veículos de serviço, facilitando a movimentação dos pedestres.
Uma segunda etapa de alterações está prevista para a primeira quinzena de abril. As ruas 11 de Junho, Padre Machado, Ouvidor Peleja e Altino Arantes terão suas mãos de direção alteradas.

Texto Anterior: Estradas matam mais neste Carnaval
Próximo Texto: MG tem 38 mortes por afogamento no Carnaval
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.