São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bonecos de 3,5 metros marcam último dia do 'Carnaval oficial'

FÁBIO GUIBU
VANDECK SANTIAGO

FÁBIO GUIBU; VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM OLINDA

As ladeiras de Olinda (PE) ontem foram tomadas por bonecos gigantes e por blocos desbocados, como o Segurucu.
Os bonecos fazem parte da festa na cidade desde 1932. Cerca de 50 bonecos desfilaram nas ruas do centro histórico, puxados por orquestras de frevo e seguidos por milhares de foliões.
Na rua São Bento, os bonecos fizeram evoluções. Depois se dispersaram, desaparecendo em meio aos blocos e foliões.
Entre os bonecos que participaram do encontro estão o Menino e a Menina da Tarde, o Capiba, o Barbapapa e o Filho do Homem da Meia-Noite. "Esta é a festa que melhor traduz a dimensão do Carnaval", disse Silvio Botelho, criador de cerca de 300 personagens.
Cada boneco mede cerca de 3,5 m e pode pesar até 45 kg. Eles são feitos basicamente de isopor, sustentado por uma estrutura de madeira. Apenas uma pessoa, chamada de chapeado, carrega o boneco.
Em Olinda, o primeiro boneco gigante foi O Homem da Meia-Noite, criado há 64 anos.
Desbocados
O bloco desbocado que mais chamou a atenção ontem foi o Segurucu, cujo símbolo é uma mão com o dedo indicador em riste, presa numa vara de madeira.
Depois saiu A Porta, um bloco que concede segundos de celebridade a alguns foliões. Seus integrantes saem carregando uma porta de madeira de 2,5 metros.
Durante o percurso, eles convidam mulheres a subirem na porta e tirarem peças da roupa.
Ontem, a estudante Carmem Maria da Silva, 18, subiu na porta e, aos gritos de "tira! tira!", despiu a camisa e ficou com os seios de fora. "Tem sempre gente, principalmente turistas, que pede para subir na porta e tirar uma foto", disse Otávio Toscano, 33, um dos organizadores.
A Porta surgiu quando um grupo de rapazes encontrou uma porta solta na casa que haviam alugado para brincar o Carnaval em Olinda, em 1988. Sem saber que serventia lhe dariam, resolveram usá-la para fundar um bloco. Hoje já existe até Os Filhos da Porta, a versão infantil do bloco.
Os integrantes do grupo saem segurando uma corda e gritando "acorda! acorda!"
Maracatus e blocos de frevo também desfilaram ontem em Olinda. Hoje o Carnaval continua em Olinda: às 8h sai o Bacalhau do Batata. A folia só deve terminar na madrugada de quinta-feira, com o desfile do Segura a Coisa.

Texto Anterior: Bandinhas no Pelourinho tentam resgatar carnavais do passado
Próximo Texto: Campeãs do Rio e SP serão conhecidas hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.