São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação é silenciosa e precisa

ONOFRE TRINDADE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

A primeira impressão causada pelo leitor Pioneer DRM-624X é muito boa, pelo ótimo acabamento e pela qualidade de suas partes componentes.
A operação é silenciosa e precisa. Tentamos instalar e executar programas residentes em diferentes CD-ROMs simultaneamente e em nenhum momento houve qualquer problema de funcionamento, mesmo com a unidade tendo que intercambiar CD-ROMs ininterruptamente.
Naturalmente, nesse tipo de utilização, o tempo de resposta dos programas aumenta em muito em relação a uma única unidade dedicada, devido ao tempo despendido na troca dos CDs.
Não foi possível testar o DRM-624X em ambiente multiusuário, pois não dispomos dos programas controladores (drivers) adequados. O fabricante assegura que esses drivers podem ser facilmente encontrados no mercado.
A velocidade de transferência de dados, medida com a utilização do programa "Adaptec EZ-SCSI", confirmou a velocidade especificada no manual (4,4x).
Embora existam no mercado internacional acionadores de CD-ROM com velocidade de até 8x (oito vezes a velocidade padrão de 150 Kbytes por segundo), a velocidade apresentada pelo DRM-624X é considerada boa para a maioria das aplicações.
Nos testes realizados, não se notaram cortes na imagem ou no som de trechos de vídeo digital executados.
A documentação que acompanha o equipamento é completa e de boa qualidade, embora redigida em inglês.
O conjunto de leitor de CD-ROM Pioneer DRM-624XRTL inclui, por um preço ligeiramente superior, todos os componentes que acompanham o conjunto DRM-624X, mais um adaptador de comunicação SCSI com cabo de comunicação e programas para instalação do equipamento no "Windows 95", novo sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.
Para os usuários que não dispõem desses componentes adicionais, o conjunto DRM-624XRTL apresenta uma relação custo/benefício favorável.
O leitor Pioneer DRM-624X é recomendado para usuários que pretendam fazer acesso remoto a vários CD-ROMs ou a programas que utilizam vários CDs simultaneamente.
Com os programas adequados, ele também pode ser utilizado em aplicações multiusuário. Mas, nos casos em que o desempenho seja um fator crítico, a utilização de múltiplas unidades de CD isoladas ou combinadas em um único equipamento (torre de CDs) pode apresentar potencialmente melhor desempenho, embora a um custo mais elevado.

Texto Anterior: Leitor da Pioneer permite utilizar seis CD-ROMs ao mesmo tempo
Próximo Texto: Cyrix anuncia novos processadores 6x86; Micros Aptiva ganham chips mais poderosos; Sai "Gallery Effects" para "Windows 95"; Logitech tem scanner que é fax e copiadora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.