São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indícios bastam para condenar Samper, diz texto de procurador

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A imprensa colombiana divulgou ontem o texto da denúncia do procurador-geral Alfonso Valdivieso contra o presidente Ernesto Samper. A denúncia, um instrumento jurídico que dá início à ação penal, foi feita na semana passada ao Congresso.
Não há no texto provas de que Samper tenha recebido dinheiro dos traficantes de cocaína do cartel de Cali em sua campanha eleitoral de 1994, mas, segundo o documento, há indícios e testemunhos com "força demonstrativa suficiente" de que Samper é culpado.
Valdivieso argumenta no documento que é improvável que o candidato não tivesse percebido as manobras que fizeram com que a campanha, deficitária antes do primeiro turno, estivesse em situação financeira confortável antes do segundo turno.
Por causas das denúncias, Samper deve ser julgado pelo Congresso e pode até perder o cargo. O presidente disse ontem que precisou vender seu carro e pedir um empréstimo para pagar sua defesa.
O presidente nega todas as acusações e disse que não vai pedir licença para poder se defender.
Vários membros dos partidos Liberal (de Samper) e Conservador disseram ontem que o presidente deveria estudar a renúncia após o julgamento. A proposta foi feita pelo jornal "El Espectador".
Samper disse que a antecipação das eleições poderia ser uma saída, mas só após o julgamento.
Ele negou ontem que o general Hernando Camilo Zúñiga tenha deixado o cargo de comandante das Forças Armadas.

Texto Anterior: Parentes de vítimas comemoram 1ª execução por injeção na Califórnia
Próximo Texto: Vida na Terra pode ter começado nom escuro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.