São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa multa de radar fotográfico

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET começa a multar hoje os motoristas que excederem o limite de velocidade baseada em dados de radares fotográficos instalados em três pontos da cidade.
A multa é de R$ 66,29. Em caso de reincidência, esse valor é cobrado em dobro.
Os aparelhos estão instalados nas avenidas Sumaré (zona oeste), na altura do número 1.898; na Moreira Guimarães (zona sul), na altura do 900; e na Engenheiro Caetano Álvares (zona norte), na altura do 4.750. A velocidade máxima permitida nesses locais é de 60 km/h. Foram instaladas faixas para alertar os motoristas. Os radares funcionarão 24 horas.
Para controlar a velocidade, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) conta com mais 20 radares convencionais -sem fotografia-, três lombadas eletrônicas e um radar fotográfico, que está instalado no Complexo Maria Maluf e já resulta em multa.
Os radares convencionais atuam principalmente nas marginais e na avenida dos Bandeirantes. As lombadas eletrônicas estão no Alto de Santana, em Sapopemba e na entrada do túnel Sebastião Camargo.
Segundo a CET, os radares fotográficos são mais eficientes do que os convencionais porque dispensam a ação de um fiscal e produzem a prova da infração.
A CET pretende instalar mais 60 radares semelhantes aos que começam a operar hoje. Eles controlariam em rodízio 180 pontos da cidade com alta incidência de acidentes com vítimas.
O contrato para instalação dos radares está em licitação, na fase de qualificação das empresas.
Levantamento
Dados da CET mostram que metade dos acidentes com vítimas acontecem durante a noite, quando as vias estão livres. Um indício de abuso de velocidade, segundo a CET, está na alta taxa de acidentes com vítimas fatais onde há apenas um veículo envolvido. Esse número chega a 25%.

Texto Anterior: Marido da irmã de Senna é enterrado
Próximo Texto: Motorista deve ficar atento no centro e zona sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.