São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Direita volta a negociar a formação do governo turco

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os partidos de direita da Turquia se reuniram ontem para tentar novamente formar uma coalizão para governar. A decisão foi tomada depois que fracassaram novas negociações com o islâmico Partido do Bem Estar.
Uma coalizão entre o Partido do Caminho Verdadeiro e o Partido da Mãe Pátria agradaria aos vizinhos europeus e a setores laicos da sociedade turca.
Mas foi justamente o fracasso na manutenção dessa coalizão que levou a primeira-ministra Tansu Çiller a convocar eleições para o final de dezembro. O partido islâmico venceu, mas não conseguiu formar o governo. Çiller continua como primeira-ministra interina.
"As negociações foram extremamente úteis", disse o deputado Yalim Erez, do Partido do Caminho Verdadeiro (de Çiller), após a reunião. A formação da coalizão tem sido dificultada, entretanto, pelas diferenças entre Çiller e Mesut Yilmaz, líder do Partido do Caminho Verdadeiro.
Eles ainda não negociaram diretamente, mas Yilmaz deve telefonar para ela hoje. Ele quer também se encontrar com o presidente Suleyman Demirel para informá-lo sobre as negociações.

Texto Anterior: Rússia ataca cidade da Inguchétia apesar de aceitar retirada de tropa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.