São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer bolsa 'antiaposentadoria'

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo estuda a criação de uma bolsa de R$ 1.100 que será dada a professores de universidades federais para evitar que eles se aposentem. O valor equivale a uma bolsa de doutorado.
A nova bolsa seria concedida a professores que já têm tempo de trabalho suficiente para se aposentar, mas pretendem continuar trabalhando. Hoje os professores se aposentam com 30 anos de trabalho, no caso dos homens, e 25 anos, no caso das mulheres.
O Congresso discute a idéia de se exigir 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres.
O presidente da Andifes (associação de reitores das universidades federais), Antônio Diomário de Queiroz, disse que a medida vai diminuir a corrida às aposentadorias. Ele não sabe em quanto aumentaram os pedidos de aposentadoria nas universidades federais.
O ministro Paulo Renato (Educação) divulgou a idéia das bolsas em uma reunião ontem com os reitores das universidades federais. Ele disse que manterá neste ano o mesmo repasse de verbas para custeio de 95.

Texto Anterior: Delegada-bióloga apura mortes
Próximo Texto: Prefeitura dá leite a aluno que não falta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.