São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação recua para 0,38%, a menor desde o Cruzado

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A inflação em São Paulo atingiu, na terceira quadrissemana deste mês, 0,38%, a menor taxa não só do Plano Real, mas desde o Plano Cruzado, que hoje completa dez anos. A taxa quadrissemanal mais baixa até agora, de 0,19%, havia sido constatada na segunda quadrissemana de julho de 86.
Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A pesquisa de preços acompanha a evolução dos gastos das famílias com renda até 20 salários mínimos.
A taxa de 0,38% foi registrada nos últimos 30 dias terminados em 22 de fevereiro. No período completo de janeiro, atingiu 1,82%. Na terceira quadrissemana de janeiro chegou a 2,07%.
Para a próxima semana, quando a Fipe divulga os dados finais de fevereiro, a instituição espera uma taxa entre 0,4% e 0,5%. Se esta previsão se confirmar, São Paulo terá a menor taxa mensal de inflação dos últimos 23 anos e a menor taxa em 41 anos nos meses de fevereiro.
Dois setores foram responsáveis pela forte desaceleração da inflação em São Paulo na terceira quadrissemana: alimentos e vestuário.
Os alimentos tiveram queda de preços de 0,36% no período. O maior recuo no setor ficou para os produtos semi-elaborados. A queda foi de 1,75% no período, liderada por feijão (-4,8%) e frango (-4,1%).
A queda de preços no setor de vestuário se acentuou ainda mais. Em média, os preços recuaram 4,57%, com destaque para as roupas de mulher (-7,3%) e de criança (-6,1%).
A taxa da inflação foi puxada para baixo, ainda, devido a aumentos menores nos setores de habitação, saúde e educação. Já o item de despesas pessoais, pressionado por loterias e serviços pessoais, registrou taxa de 0,47% na semana, acima da registrada na anterior.
A taxa de inflação deve ficar abaixo de 1% nos próximos meses, segundo Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe. Os preços dos alimentos não devem ter grandes alterações. A chegada da safra abastece melhor o mercado e inibe reajustes.

Texto Anterior: Bolsa de SP acompanha Nova York e cai
Próximo Texto: Gasolina vai subir para subsidiar o Proálcool
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.