São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jobim e Eliane Elias concorrem ao Grammy

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O compositor Tom Jobim e a pianista paulista Eliane Elias concorrem hoje em Los Angeles ao 38º Grammy, prêmio musical mais importante dos EUA.
Jobim concorre na categoria de jazz latino com o disco "Antônio Carlos Brasileiro" lançado em 1994. Eliane, que vive nos EUA há 15 anos, é candidata ao prêmio de melhor solista instrumental de jazz pelo disco "Solos and Duets", em parceria com Herbie Hancock.
A última premiação de um artista nacional aconteceu em 1992, quando o compositor Sérgio Mendes ganhou o prêmio de melhor disco de world music.
Eliane afirmou que mesmo que não ganhe se dará por satisfeita, porque já considera a indicação um prêmio.
"Fui indicada numa categoria que não tem nada a ver com o Brasil. Isso já é uma grande conquista", afirmou Eliane, que está em Los Angeles junto com a filha Amanda, 12, para assistir à premiação.
A pianista, que mora em Nova York, veio para os Estados Unidos porque no Brasil não havia espaço para músicos de jazz como ela.
"Quando cheguei enfrentei várias dificuldades. Jazz era uma coisa para homens negros americanos e não para uma menina brasileira branca e loira como eu", diz.
A pianista está acostumada a romper barreiras: foi a primeira mulher a aparecer na capa da revista musical "Downbeat", em 1983. Em 89, ela voltou a aparecer na capa da revista.
Eliane tem 12 discos lançados nos EUA, a maioria pela gravadora Blue Note, especializada em jazz. Além de tocar piano (que ela só faz descalça) e compor, Elias também produz discos de jazz.
Esta é a primeira vez que ela concorre ao Grammy como instrumentista. Mas em 1994, Eliane produziu o disco do ex-marido, Randy Bracker, que venceu na categoria de jazz contemporâneo.
Os maiores rivais da brasileira são Charlie Haden e o saxofonista Michael Brecker, seu ex-cunhado.
O canal a cabo TNT, da NET, transmite a entrega do Grammy ao vivo, hoje, às 23h.
Mulheres
As mulheres dominaram as indicações ao Grammy de 96. As cantoras Mariah Carrey e Alanis Morisette estão concorrendo em seis categorias cada uma, inclusive a de melhor álbum, um dos prêmios mais importantes da noite.
Os outros concorrentes ao melhor álbum são Michael Jackson, Joan Osborne e Pearl Jam.
A canadense Alanis Morisette, 20, foi indicada ainda para os prêmios de artista-revelação, melhor cantora de rock, melhor álbum de rock e melhor música de rock.
O grupo Hottie & The Blowfish, campeão de venda de discos em 1995 (10 milhões de cópias) só está concorrendo em uma categoria: a de artista-revelação.

Texto Anterior: Coppola produz versão para TV de "Odisséia"; Viúva de Clouzot desaprova versão de 'As Diabólicas'; Tela de Dalí é vendida por US$ 5,4 milhões; Sequência de "Guerra e Paz" tem edição russa
Próximo Texto: OS INDICADOS AOS PRINCIPAIS PRÊMIOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.