São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta graça a 'Os Três Porquinhos' em CD

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

Está nas lojas a adaptação para CD-ROM do conto "Os Três Porquinhos", recolhido na Inglaterra por Joseph Jacobs no século 19.
Na versão multimídia, dirigida a crianças entre 3 e 9 anos, a história aparece escrita na tela e é falada por uma voz feminina, com trilha sonora em alegre estilo circense ao fundo.
O conto, com enredo simples e bastante conhecido do público-alvo, é narrado na forma de poesia, em alemão, português, espanhol e inglês. A versão em inglês é a mais bem realizada.
Em português, além de um pequeno erro de gramática ("... ao invés da casa reforçar", quando o certo seria "... de a casa reforçar"), há uma indecisão estilística entre a escolha da métrica.
As inversões na sintaxe dos versos, que podem dificultar a compreensão por parte de crianças menores, e as rimas imperfeitas fazem a história perder ritmo. Há frases do tipo: "... tão logo o trabalho terminou,/ seu violino foi tocar...".
Mas "Os Três Porquinhos" é útil para o treino de línguas e tem seu ponto forte nas brincadeiras. A criança interrompe a história para resolvê-las ou vai até o final, resolvendo os nove passatempos.
Os jogos têm três níveis de dificuldade. Há redação, ditado, jogo de memória, quebra-cabeça e mosaico, entre outros. As páginas para colorir trazem dois tipos de lápis, adequados para treinar coordenação motora.
Quase não há animações em "Os Três Porquinhos". As ilustrações são simpáticas, mas nada comparáveis ao desenho de Disney, de 1933. Falta graça e agilidade para a versão multimídia.
Funciona em PC, a partir de 386DX de 40 MHz, memória de 8 Mbytes e leitor de CD-ROM.

ONDE ENCONTRAR
CD KING: tel. (011) 826-6088

Texto Anterior: Programas permitem fazer karaokê no PC
Próximo Texto: "LoadStar" tem bom humor e muita ação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.